domingo, 23 de abril de 2017

Diabetes,tireoide,desânimo

Diabetes é uma doença que quando não tratada traz consequências.Muitas pessoas não se cuidam corretamente por vários motivos,falta de informação,falta de oportunidade em obter tratamento adequado,algumas pessoas também apenas não de cuidam por não aceitar a doença,outras por não saberem que estão com diabetes,pela falta de compromisso do governo em repassar os insumos necessários para cada paciente, como falta de fitas, insulina, insumos da bomba...
Diabetes não controlada causa diversos problemas a longo e médio prazo isso a maioria acredito que já saiba.
Sim é possível conviver com a diabetes e ter uma vida normal como qualquer outra pessoa,tendo cuidado com a glicemia e alimentação.
O diabetes me ensinou a ser mais disciplinada com horários de alimentar,tomar medicamentos,fazer contagem de carboidratos,comer alimentos mais saudáveis,lógico que algumas vezes saímos da rotina nos finais de semana,quando tem alguma festa ou preciso viajar,sempre tendo o cuidado de fazer a contagem de carboidrato e monitorando as glicemias.
Algumas vezes as glicemias mesmo com bomba fica lá nas alturas,eu estaria mentindo se disser que minhas glicemias ficam controladinhas sempre,tem dias que elas saem do controle e jogo insulina até normalizar,nosso corpo é uma caixinha de surpresas e precisa sempre ir monitorando para ajustar as doses da insulina.
Hoje em dia está difícil controlar como deveria pela falta de fitinhas...preciso economizar pois não estou recebendo e as benditas são bem carinhas,estou fazendo no máximo 3 medições dia.
Isso desmotiva,pois é preciso medir para saber o quanto de insulina tomar na hora das refeições ou corrigir caso precise,mas como saber sem fitas para medição?Vou no chutômetro!Absurdo isso!

Isso me deixa triste,revoltada,chateada,sentindo de mãos atadas,um direito que estão me tirando e que pode colocar em risco minha vida.
Ano passado estava preocupada com a cirurgia da tireoide,pois descobri estar com um possível câncer e isso desestabilizou meu emocional,me fechei em concha,pesquisei muito na net sobre o assunto,era uma coisa "simples",mas que me deixou muito assustada,foi câncer na tireoide,antes da cirurgia era suspeito depois foi confirmada a malignidade... Nesse processo até fazer a cirurgia e sair a biópsia passei por vários momentos de medo,agustia e momentos de sentir que tudo daria certo e logo voltava a me preocupar,era uma montanha russa de sentimentos!Não sentia vontade de sair,só queria ficar em casa com minhas filhas.Hoje estou curada e segundo o médico não há chance desse câncer voltar pois era um câncer "bom".
Mesmo estando bem,alguma coisa mudou,logo após a cirurgia sentia muita disposição,mas 2 meses depois comecei a sentir um cansaço enorme,muito sono,desanimo...alguns desses sintomas sentia pela tireoide estar desregulada,mas ela não está mais aqui,qual seria o motivo desse desanimo todo?
Seria mesmo a falta da tireoide?Irei pesquisar.
Nunca se deve desistir de se cuidar,pois na vida sempre haverá momentos bons e ruins,basta enxergar que tudo que passamos na vida serve como aprendizado.

2 comentários:

  1. realmente viver com diabetes não é facil, temos que vigiar a todo o tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene,vigiar sempre para obter um bom controle e evitar as complicações.
      Beijo!

      Excluir

Diabetes infantil