- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Um dos maiores desafios que não aparecem, é a montanha-russa da glicemia. Quem vive o pós-transplante sabe: o corpo está passando por uma adaptação intensa, e o uso de corticoides — fundamentais para a proteção do novo rim — traz um efeito colateral conhecido por muitos: a resistência à insulina. Existem dias em que parece que a insulina não faz efeito, e a glicemia sobe sem pedir licença. É frustrante, eu sei. Mas é importante lembrar que essa oscilação não é uma falha sua; é uma resposta química do seu organismo ao tratamento imunossupressor. O que aprendi até agora é que a paciência é tão importante quanto a insulina. É uma fase de ajustar o relógio, de monitorar cada pico e de ter um diálogo muito aberto com a equipe médica. Não estamos apenas cuidando de um órgão, estamos realinhando todo um sistema. Diário da Recuperação Como me sinto hoje: Um pouco mais consciente sobre como o meu corpo reage aos horários dos remédios. O desafio da semana: Aceitar que a glicemia...