terça-feira, 4 de setembro de 2012

Sintomas de hipoglicemia-Convulsão


Já tive várias crises de hipo,com desmaio,convulsão,espasmos,gritos,choro,o corpo paralisar,dormir em casa e acordar no pronto socorro toda furada sem lembrar de nada do que tinha acontecido,mas uma vez em especial assustou meu marido,ele achou que eu iria morrer,isso deve ter acontecido há mais de 3 anos,mas vou falar como foi.
Eu lembro que tinha andado muito no dia,estava tendo festa de Santo Antonio no Centro daqui de Ouro Branco,na época morava num bairro mais ou menos próximo,caminhada de meia hora,para ir e mais meia hora para voltar,"queimou" bastante glicose com essa caminhada,na festa comemos cachorro quente e chegando em casa,lembro que não tive o cuidado de comer alguma coisa antes de dormir e também não tinha o costume de medir a glicemia.
De madrugada,como de costume,meu marido passou a mão em minha barriga e viu que eu estava suando frio,correu até a cozinha e tentou me dar para beber leite com açúcar mas não consegui beber,ele ligou para minha sogra para me levar no pronto socorro,nesse tempo enquanto ela não chegava ele foi tentando me dar o leite,foi aí que começou as convulsões,espasmos,meu marido ficou assustado,segundo ele,eu tremia toda,tentava respirar e não conseguia,meu coração começou a bater acelerado parecendo que iria sair pela boca,meu marido falou que parecia que eu tentava puxar o ar mas não conseguia,foi aí que ele começou a massagear meu peito,no desespero,até as pulsação normalizar.Minha sogra chegou,me levaram as pressas para o pronto socorro,minha pressão arterial estava 20 por alguma coisa,quando o normal é 12x8,me deram remédio na veia para baixar a pressão e soro glicosado para subir a glicose,não lembro o valor a hipo mas devia ser 30 e poucos...a explicação do médico para a pressão ter subido tanto na crise de hipo é que durante a hipo o corpo libera muita adrenalina,nisso a pressão subiu muito,não sei se essa informação é correta,mas foi o que o médico falou com meu marido.E outra coisa,se meu marido não tivesse feito a massagem cardíaca eu poderia ter morrido...depois lembro de ter acordado,chorando e perguntando por minhas filhas,uma sensação horrível!!!E meu marido do meu lado com o olhar preocupado mas de alívio por eu estar bem.Essa foi a pior crise de hipo que tive.
Repito a mesma coisa que a Silvia falou,não desejo isso para ninguém!Sei como é de ver e sentir como meu marido fica depois que volto das hipos severas,mas vamos tentando fazer o melhor,para evitar as hipos,mas infelizmente não estamos livres de passar por isso...


Aconteceu domingo com o João Pedro filho da Silvia Onofre do blog  João Pedro e o Diabetes,
hipo com convulsão,ela deixou esse post no grupo bate papo diabetes lá no facebook:
"Hoje de manhã depois de 15 meses de DM, pela primeira vez meu filho fez uma hipo severa com convulsão e espamos. Estava preparando o café da manhã, meu marido tinha ido buscar pão, qdo escuto um grito horrivel do João, abro a porta do quarto ele convulsionando, nem pensei peguei o sachê de açúcar e dei pra ele, e não paravam os espamos e ele gritando.. foram 3 sachês, qdo ele melhorou medi estava 47, corrigir de novo, 51, mais uma correção e depois de meia hora 96. Depois que passou, fiquei com as pernas moles, foi horrível ver meu filho naquele estado. A gente não sabe o que hipo dessas até passar por uma, mexe muito com o emocional. Ainda bem que passou e ficou tudo bem. Ah um detalhe ele não se lembrou de nada.."
Ela escreveu um post explicando melhor em seu blog sobre o que aconteceu,
João Pedro e o Diabetes- Hipo com convulsão
Foi um post que fiquei muito triste em ler...fiquei pensando no desespero da Silvia de ver seu filho naquele estado!O ruim é o emocional da pessoa,nunca mais será como era antes,como falou a amiga Nicole mãe da Vivi do blog Minha filha diabética :
"Que pena que passou por isso. É uma das piores coisas do mundo. Daquelas de não desejar pro pior inimigo. Acho que já comentei das que tivemos por aqui e que foram divisores de águas... A vida muda. Vc percebe que não é nada, que não controla nada e está a mercê desse mundão doido aí.... Se desprende de coisas fúteis e vive a vida com mais intensidade... um dia de cada vez, valorizando tudo como se fosse o último. Que bom que ele não se lembra nem que o Julinho viu... ele não viu, né??? Que vc encontre conforto pro seu coração e que consiga voltar a dormir o mais rápido possível.... "



21 comentários:

  1. Horrível! A hipoglicemia com toda certeza é o lado negro da Diabetes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani,
      E coloca horrível nisso!No meu caso,tenho mais medo das complicações do que das hipos,hipo resolve,já com as temidas complicações nem sempre tem como resolver..
      Beijos!!!

      Excluir
    2. Eu tenho 66 anos, sou diabética,a medica passou insulina 10ml no almoço e na janta. Passei por uma orientação no posto, lá eu perguntei se minha glicemia estivesse em 130, ou 150 se eu precisava tomar a insulina? Ela respondeu que nunca poderia deixar de tomar insulina!
      Minha filha é enfermeira e falou que se a glicose estiver em 200 até 230 na precisa tomar insulina. Fiquei sem saber o que faco.
      Na madrugada do dia 2/3!19 eu vi a morte de perto. Estava dormindo, tentava acordar não consegui nem levantar a mão, tentei gritar não tinha forças estava frio, não conseguia pedir socorro, acho que do desmaie só acordei pela amanhã sozinha e muito fraca, trêmula, fui a cozinha peguei um pedaço de bolo e comi como se a estivesse com muita fome antes de comer o bolo medi minha glicemia estava em 42. Foi quando em percebi que tinha tido uma crise de hipoglicemia. Se morrer não percebe mais sente que aconteceu algo se viver par contar. Obrigada Deus!

      Excluir
    3. Maria Aquino Amaral Silva2 de março de 2019 às 20:07

      Já escrevi meu testemunho!

      Excluir
  2. Oi Cris,
    Eu nunca vi ninguém numa crise severa de hipoglicemia, e das minhas eu não me lembro, mas imagino que não deve ser nada agradável assistir a pessoa que você ama passando por isto. Eu me sinto a Branca de neve após a recuperação, acordada de um sono profundo, só que não pelo beijo do príncipe e sim uma glicose na veia, ou um doce esfregado na bochecha rs. A hipo nos mostra quanto somos pequenininhos perante a grandiosidade do diabetes.
    Adorei o post, parabéns!
    Bjs
    Cristiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane,
      Eu também nunca vi ninguém passando mal de hipo,mas pelo que o Ednei conta,não é uma coisa muito agradável de se ver ou sentir,sei que ele sofre,pois já vi uma vez ele quase chorando porque demorei a voltar da hipo...
      Bjs

      Excluir
    2. Nossa hj meu marido teve uma hipo,nossa nunca tinha passado por isso foi horrível ele tem 26 anos começou com convulsão,tremores o olho virou tentava respirar e não conseguia a boca toda roxa quase morreu ai logo o sami chegou e socorreu ele graças a Deus..mas não desejo isso pra ninguém, só Deus pra ter misericórdia numa hora dessas

      Excluir
    3. Nossa hj meu marido teve uma hipo,nossa nunca tinha passado por isso foi horrível ele tem 26 anos começou com convulsão,tremores o olho virou tentava respirar e não conseguia a boca toda roxa quase morreu ai logo o sami chegou e socorreu ele graças a Deus..mas não desejo isso pra ninguém, só Deus pra ter misericórdia numa hora dessas

      Excluir
  3. Ai Cris eu tenho muito medo de isso acontecer com a minha pequena Marcela de 4 aninhos...E já percebi que é algo que não se pode evitar.Semana passada a glicose dela chegou a 35mg/dl er ela não tinha sintoma nenhum...e em menos de 2 horas de eu ter feito uma correção...ela estava dormindo.Olhei estava 198,uma hora depois estava 35!!quase morri.
    Meu medo maior é de isso acontecer e eu não estiver por perto!
    Fiquei muito impressionada com o que a Silvia passou tadinha!A gente como mae fica assim,passada e bastante preocupada com a possibilidade de isso acontecer!
    Deus que proteja nossos pequenos...e vcs tbm!
    Grande bj

    ResponderExcluir
  4. Cris querida, passei por aqui pra dizer que estamos melhores..
    O João está ótimo, feliz da vida, tanto que foi convidado pra um aniversário na casa de um amigo no sábado e já me disse que quer ir, ele está seguro, como eu queria..
    Pensei em dizer não pra ele de imediato, mas me segurei, deixei ele ir com o coração na mão, mas não vou impedir meu filho de ser feliz, vou aprendendo a conviver com esse fantasma da hipo..
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil,
      Fiquei muito triste em saber que o João passou uma hipo assim tão severa e fiquei muito preocupada com vc também!É como vc falou,temos que aprender a conviver com o fantasma da hipo,vejo como meu marido fica e vc como mãe,deve ter sido bem pior...mas vc fez tudo certinho,agiu com calma e conseguiu reverter!Vc fez o correto deixando ele ir na festinha de aniversário,não podemos se tornar reféns das hipos,tenta fazer ele medir a glicemia de hora em hora lá na festinha e se for o caso corrigir depois que ele chegar em casa.
      Beijos amiga!

      Excluir
  5. na ultima 5a feira tive uma convulsao hipoglicemica que apos passar e ouvir os relatos do que aconteceu não paro de pensar e pedir a Deus para que isso nunca mais aconeça comigo. tomo minha dose de insulina todos os dias 06hs da manha, neste dia excepcionalmente acordei mais tarde que de costume as 7:20hs tomei a dese habitual e voltei a dormir com meu filhinho de 7 anos. so me lembro de acordar as 11 hs com a boca toda inchada e todos em panico ( irma, mae, pai, vizinhos e principalmente meu filho ) me contaram o que havia acontecido e eu simplesmente não acredito até agora, pq a cena que me contam foi muito forte. minha vida mudou, tenho medo de tudo, de tomar os remédios, de comer, de dormir e ate de andar sozinha. realmente é assustador principalmente pq mesmo sendo diabetica ha 21 anos nunca imaginei que isso poderia acontecer. agora só oro e peço a Deus para que meu filho esqueça de tudo que ele viu e que a vidinha dele corra normalmente pq vou tentar levar a minha também.

    ResponderExcluir
  6. sempre temos que lutar contra todas essas coisas mas temos que ter a certeza que somos vencedores em cristo ELE nos faz ,todas as pessoas enfrentam coisas defersas temos que prosseguir em frente

    ResponderExcluir
  7. Tenho muitas crises de hipoglicemia, e não as percebo quando chegam... Depois da minha última crise, demorei bastante para conseguir falar e caminhar normalmente. Mesmo com a glicemia já controlada tive várias vezes pequenas crises convulsivas (epilepsia) e nenhum médico sabe me dizer o que tenho 9neurologista me encaminhou para psiquiatra, que me encaminhou para endpcrinologista que me encaminhou para neurologista... aguardando resultado de resonancia)... Ainda tenho dificuldades para falar... Tenho diabetes há 27 anos, hoje tenho 33 anos... Alguém sabe algo sobre isso

    ResponderExcluir
  8. oi cris!! sou diabético faz 20 anos, lendo vários relatos e o que aconteceu com vc, me encontrei nessa mesma situação. Faz umas semanas que venho passado por essa crise hipoglicêmica e o que nunca tinha acontecido, aconteceu...uma convulsão que trincou uma vértebra...muito tenso e de algumas semanas pra cá, tenho tido hipo severa sem entender a causa, fiz meus exames e vou encaminhar para minha médica...cheguei a cortar a insulina da noite e tenho acordado com ela baixa dms...lendo os depoimentos, inclusive o seu, não vi se houve uma explicação, gostaria de saber se foi um momento passageiro ou se seu médico diagnosticou outra coisa. O que aconteceu?

    ResponderExcluir
  9. Esses dias tive uma crise convulsiva pq minha glicose chegou a 32 já tenho diabetes a 06 anos mais foi a primeira vez q isso aconteceu comigo, n lembro de nada, mais minha mãe disse q foi horrível, espero q nunca mais aconteça.

    ResponderExcluir
  10. Descobri que tenho diabetes em outubro de 2013, e ontem tive minha primeira hipo severa, a única coisa que me lembro é de ter acordado no pronto socorro na sala do médico, com com língua mordida e o corpo todo dolorido, por conta dos espasmos, foi horrível, sorte que minha estava em casa pra socorrer ela disse q chamou os vizinhos para me levarem
    , ela disse q eu me batia e babava todo, deve ter sido muito perturbador ter visto aquela cena, mas graças a Deus esta tudo bem tirando as dores e os hematomas.

    ResponderExcluir
  11. É muito importante que a família saiba lidar com estes casos. Meu marido teve uma hipo severa com início de convulsão, o corpo ficou rígido e paralisado. Passei açucar na bochecha e debaixo da língua até chegar no hospital. No hospital deram soro glicosilado e ele voltou. Eu vou sempre carregar comigo o glucagen, não é fácil, o remédio precisa se manter refrigerado, mas creio que é a melhor forma de resolver, caso a pessoa esteja desacordada. Um grande abraço a todos e vamos em frente! Com Deus!

    ResponderExcluir
  12. A pouco mais de uma hora, meu marido de 34 anos e diabético a 15, teve sua primeira hipo severa. Foi a pior coisa q vi na vida... Qdo o SAMU e os Bombeiros chegaram já havia melhorado devido ao açúcar q ingeriu e havia medido tb, estava 32. Deus permita q nunca mais aconteça, pq achei q fosse deixar meu marido morrer. Mas Deus teve misericórdia de nós! Amém.

    ResponderExcluir
  13. Hoje por volta das 16:30 minha mãe teve uma hipo,minha filha de treze anos q fez os primeiros socorros orientado pelo médico do Samu,pensei q minha mae fosse morrer ela estava suando muito e com o corpo enrrigecido não conseguia falar,peguei um táxi e levei imediatamente p uma upa,lá viram q a glicose dela tava 30 e foi medicada.graças a Deus e minha filha minha mãe está bem!

    ResponderExcluir
  14. Hoje por volta das 16:30 minha mãe teve uma hipo,minha filha de treze anos q fez os primeiros socorros orientado pelo médico do Samu,pensei q minha mae fosse morrer ela estava suando muito e com o corpo enrrigecido não conseguia falar,peguei um táxi e levei imediatamente p uma upa,lá viram q a glicose dela tava 30 e foi medicada.graças a Deus e minha filha minha mãe está bem!

    ResponderExcluir

Diabetes infantil