domingo, 17 de agosto de 2014

Receita caseira de sorvete diet



Oi pessoal!
Eu faço contagem de carboidratos mas sempre que posso eu mesma faço minhas receitinhas em casa na versão diet.
Procurando aqui na net achei essa receita de sorvete,primeiro fiz na versão original, ficou uma delícia todos aqui em casa aprovaram, depois fiz na versão diet,substituí o açúcar por adoçante em pó Tal & Qual.
O leite condensado eu mesma fiz na versão diet.
Segue a receita do leite condensado diet e depois do sorvete!
Dicas: A receita é de sorvete de morango,mas  já fiz de chocolate, basta substituir por achocolatado diet(2 colheres de sopa) ou cacau em pó sem açúcar (utilize 1 colher de chá pois ele é mais forte) ,para sabor creme basta adicionar 1 colher de chá de essência de baunilha e por aí vai!


Achocolatad diet Gold imagem retirada da net
Adoçante que utilizei imagem retirada da net



Suco Fit morango zero açúcar foi o que utilizei




Receita do leite condensado diet:

Ingredientes:
  • 1 xícara de chá(200ml) de leite em pó desnatado;
  • ¼ de xícara de chá de água fervente;
  • ½ xícara de chá de adoçante em pó;
  • 1 colher de sopa de margarina light.
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma pasta homogênea;
Após esfriar o leite condensado diet está pronto.



Abaixo algumas imagens de marcas de leite condensado diet,eles costumam ser bem carinhos em média $14,00 existem várias outras marcas,vai da sua preferência.Eu optei por fazer em casa. 









Receita do sorvete:

Imagem do site Panelaterapia
Esse sorvete, é leve e não deixa aquela camada de gordura na boca! Já testei várias receitas de sorvete, mas essa é a que mais se aproxima dos sorvetes industrializados em relação à textura (isso para quem não tem uma sorveteira).
Fiz de morango porque é o preferido do marido (quando é que esse homem vai adquirir paladar de gente grande, heim?).
Vamos à receita que é fácil e rende 1 pote de 2l e mais um pote pequeno (deve ter uns 200ml).

1ª etapa
Bata no liquidificador por 3 minutos:
  • 1/2 litro de leite desnatado;
  • 1 colher de chá cheia de liga neutra;
  • 1/2 xícara de açúcar(substituí por 1/2 xícara de adoçante em pó Tal & Qual)

Coloque em uma assadeira de alumínio ou travessa de vidro pequena e leve ao freezer ou congelador até endurecer. Como o alumínio gela muito mais rápido, em 1 hora está pronta para a próxima etapa.

2ª etapa
Agora utilizaremos a batedeira.
Pique a base congelada com uma faca e coloque os pedaços na tigela grande da batedeira.Como minha batedeira é pequena divido a receita em duas partes e  adiciono:

  • 1/2 lata de leite condensado(substituí pelo diet que fiz da receita acima);
  • 1 caixinha de creme de leite(substituí pelo creme de leite light);
  • 1 colher de café cheia  de emulsificante;
  • 1 colher de pó saborizante ou polpa de frutas (como eu não tinha utilizei 1 pacote de suco em pó,eu utilizei o suco FIT zero açúcar sabor morango.

Bata todos os ingredientes por 12 minutos (comece na velocidade mais baixa e vá aumentando). Vai virar uma massa enorme e fofa. Coloque em pote de sorvete ou pote plástico e tampe. É importante que o pote fique cheio até a boca para não criar cristais de gelo. Caso o pote seja maior que a quantidade de sorvete, coloque um pedaço de filme plástico encostado na massa antes de tampar. Leve para congelar.


Informação: A Liga Neutra serve para unir os ingredientes e o Emulsificante serve para aerar e dar volume.

41 comentários:

  1. ADOREI SEU BLOG. SOU DIABÉTICA TIPO 2... VOU FAZER ESTA RECEITA. UM GRANDE ABRAÇO!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Neli!Fico feliz de poder estar ajudando de alguma forma!
    Beijo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho feito sorvete dieta com os produtos de sorvetes industriais, mas fui ler nos rótulos para ver os ingredientes destes produtos e fiquei triste. Até a liga neutra contém açúcar. Que tristeza! Não encontro liga neutra dieta!

      Excluir
    2. Cida mas a quantidade de liga neutra que vai no sorvete é tão pouquinha que não interfere na glicemia!Pode usar sem medo!Beijo!!!

      Excluir
  3. amei suas receitas vou fazer para meu filho ele tem diabetes e tem apenas 8 anos e descobrimos em janeiro desse ano é tão difícil encontrarmos coisas desse tipo e crianças amam sorvete né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane!
      Fico feliz em poder estar ajudando você e seu filho de alguma forma!
      Tenho três filhas e sei bem como criança gosta dessas guloseimas(eu também kkkkkk)
      Faça o sorvete, mas tome cuidado na quantidade que seu filho for comer,mesmo sendo diet se comer em excesso a glicemia sobe!
      Qualquer dúvida entre em contato que terei o maior prazer em ajudar você!
      Beijo!!!!

      Excluir
  4. UMA DÚVIDA, O LEITE CONDENSADO QUE VOCE FEZ CORRESPONDE A MEIA LATA OU UMA ?

    ResponderExcluir
  5. GOSTARIA DE MUDAR MEU NOME PARA MARCIA FERREIRA, É ´POSSIVEL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só se voce tiver 18 anos e seu nome for muito estranho segundo a legislação brasileira , kk caso contrario vai ter de viver cm seu nome equisito o resto de sua vida

      Excluir
  6. Minha filha Tem 9 anos Descobri que ela tem diabetes Dia 27/10/2015 Ela gosta muito De sorvete Mas onde eu moro Não encontrei aindaComo faz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaueline essa receita ajuda muito,mas na net você encontra várias receitas diet,ou você pega receita comum e vai substituindo os alimentos,adoçante quando for ao fogo ou forno precisa ser desse tipo Tal&Qual,os em gotas costumam evaporar,vou tentar ir atualizando o blog com mais receitas para ajudar você,postei essa pois é a que mais gosto!
      Beijo!!!

      Excluir
  7. olá me ajude por favor ... o que é café emulsificante ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Significa uma colher de chá de emulsificante,você encontra em casas que vende produtos para bolos e sorvetes!Usei a marca selecta.
      Beijos!!

      Excluir
  8. Olá. O leite condensado diet q você passou a receita, vai ao fogo ou só bate no liquidificador? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marmipet!Você precisa apenas bater no liquidificador,bater até ficar naquela consistência de leite condensado.
      Beijo!

      Excluir
  9. Fiz o leite condensado conforme a receita e ficou com gosto de leite em pó. snif, snif.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos,mas fica um pouco com o gosto do leite em pó sim,mas não vejo problema e até gosto rsrs!Tente comprar o leite condensado diet já pronto e veja se fica com o sabor melhor o sabor!
      Abraços!

      Excluir
  10. Cris..
    Parabéns ótimas as receitas, assim você esta ajudando muitos outro diabético com esta delícias bjs

    ResponderExcluir
  11. Já adicionado seu blog aos meus favoritos. Aqui em caso somos eu e minha esposa, ambos diabéticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carlos!Fico feliz de poder estar ajudando de alguma forma ma manter nossa vida mais doce(doce diet rsrs)
      Abraços!

      Excluir
  12. Bom dia. gostei muito dessa página, acho que vou tirar bastante aproveito dela, infelizmente descobri ontem que meu filho de 09 anos é diabético, acredito que as receitas postada aqui são valiosas. abração. sou Nelson de Muriaé - MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nelson!Bem vindo!Mas não se desespere!Tente seguir tudo que for recomendado pelo médico do seu filho e se tiver dúvidas em alguma coisa e eu puder ajudar será um prazer!
      Abraços!

      Excluir
  13. Fico triste em ver q o número de crianças com diabetes cresce a cada dia mais. Tenho um adolescente c diabetes tipo 1. Não está sendo fácil. Fico inventando um monte de receitas. Ele tem um apetite enorme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!Eu entendo como se sente,mas hoje existem várias formas de tornar a vida dos diabéticos menos sofrida.Fique bem!Beijo no filhote!

      Excluir
  14. Respostas
    1. Olá Bia!
      Eu nunca fiz com adoçante líquido,mas acredito que possa usar sim.Vá colocando o adoçante aos poucos e experimentando,para não ficar doce demais.Se você fizer me conte como ficou!
      Beijo!

      Excluir
  15. Parabéns estou louca para provar este sorvete.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!Faça sim!Você vai amar e vira um vício!kkkkkkk Seguindo a risca fica delicioso!
      Beijo!

      Excluir
  16. Arorei suas dicas..meu esposo esta no tratamento contra um cancer cerebral e tenho cuidar da sua alimentacao ,portanto estamos numa fase em q a nutrologa nos disse que nao temos que proibi-lo de nada,porem com cautela principalmente massas e açucar refinado e branco pré e pós quimioterapia devido aos efeitos colaterais,e ele adora sorvete...tenho q oferecer mais natural possivel...né Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val!Seu marido vai gostar muito desse sorvete,vai mudando os sabores para não enjoar.O que mais gosto é o de baunilha e de morango.
      Não sei o que te dizer,só desejo que você e seu marido fiquem bem!Grande abraço e obrigada pela visita!Sempre coloco receitas diets aqui no blog!Fico feliz por estar ajudando você!Beijo!!!

      Excluir
  17. Meu marido fez o sorvete de abacaxi e morango ficou delicioso

    ResponderExcluir
  18. Meu bem, eu acabei de descobrir que super liga neutra e os sabores de sorvete POSSUEM AÇÚCAR!! Estou na procura de outra marca que nao contem açúcar.

    ResponderExcluir
  19. Eu fiz com o achocolatado e ficou gostoso, mas com sabor suave. Farei de novo, mas com o cacau em pó para deixar mais intenso o sabor. Mas a receita é muito fácil. Obrigado por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  20. Sofro muito descobri final de 2018 meu filho com 6 anos com diabetes tipo 1,quase perdemos ele foi direto pra uti,tentando me adaptar mas e cada medo constante😔 sofro muito EA saúde cada vez pior aqui em pelotas um caos.

    ResponderExcluir
  21. Fiz essa receita em casa e ficou deliciosa. Como gosto de coisas diferentes, fiz com sabor de lavanda, usando as florzinhas q compro na feira. Eu adocei com xilitol. É mais caro, mas tb mais saboroso. Todos adoraram.

    ResponderExcluir
  22. Eu já faço sorvete e vendo, não fiz ainda diet, é difícil encontrar produtos diet, o emulsificante, liga neutra e até sabores não encontro onde moro, só encontrei liga neutra na internet diet, mas o custo é alto e quantidade. Li e vou fazer pra experimentar, substituir o açúcar, e sabores para pessoas diabéticas. Foi de grande orientação, me esclareceu muita coisa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Eu faço sorvete pra vender, são deliciosos, mas estou precisando fazer diet e estou tendo dificuldade de encontrar produtos diet. Foi de grande valia sua receita e orientação, entendi que devo substituir os produtos, sabor e o açúcar, porque a liga neutra diet encontrei, mas o custo é muito alto e quantidade grande, vou experimentar. Porque em cidades de interiores temos dificuldade de encontrar todos produtos diet. Obrigada!

    ResponderExcluir

Diabetes infantil