segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Índice glicêmico e Carga glicêmica

Olá pessoal!Tenho ouvido muito falar sobre índice glicêmico(IG), o que eu sabia basicamente é que quanto maior o índice glicêmico do alimento determinava a velocidade que fazia subir a glicemia no sangue.
Resolvi fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto e descobri que além do índice glicêmico existe a carga glicêmica! Vivendo e aprendendo! Mais oriento consultar um médico ou nutricionista para tirar dúvidas sobre esse assunto antes de usar esse método combinado?

Índice glicêmico:
Índice glicêmico é um indicador que nos aponta com que velocidade um alimento que tem carboidrato aumenta a glicose no sangue. 

Por exemplo, dois alimentos podem ter a mesma quantidade de carboidrato, mas um ter um índice glicêmico (IG) mais alto do que o outro e aumentar a glicemia  mais rapidamente.
O conhecimento sobre o IG dos alimentos ajudará na seleção do que colocaremos em nossos pratos.
Alimentos com fibras e gorduras tendem a ter um IG mais baixo. A Associação Americana de Diabetes dá algumas dicas para sabermos mais sobre o índice glicêmico de alguns alimentos:
1-Maturidade e Armazenagem. Quanto mais maduro e maior o tempo de armazenagem da fruta ou vegetal, maior o IG.
2-Processamento. Um suco de fruta tem um índice glicêmico maior do que se ingerirmos a fruta inteira. Pois quando comemos a fruta toda também ingerimos fibras que atrasam a entrada da glicose no sangue.
3-Forma de Cozinhar. Um purê de batata tem um IG maior do que a batata cozida. Macarrão ao dente tem um índice glicêmico mais baixo do que o macarrão que fica mais tempo para ficar pronto.
4-Como é ingerido. O índice glicêmico de um alimento é diferente quando consumido sozinho do que quando combinado com outros alimentos. Ao comer um alimento de alto IG, você pode combiná-lo com outros alimentos de baixo IG, ou com fibras e gorduras, para equilibrar o efeito sobre os níveis de glicose no sangue.
5-Valor de índice glicêmico alto não é necessariamente ruim. Muitos alimentos nutritivos tem um IG mais alto do que alimentos com pouco valor nutritivo. Por exemplo, farinha de aveia tem um IG maior do que o chocolate.
Índice glicêmico (IG)
Classificação
≤ 55
Baixo IG
56 a 69
Médio IG
≥ 70
Alto IG

Carga glicêmica:
Diferente do índice glicêmico, a carga glicêmica não mede a velocidade em que um carboidrato se transforma em açúcar, mas indica a qualidade e a quantidade de carboidratos presentes em uma porção de determinado alimento.
Para calcular a carga glicêmica de um alimento, basta multiplicar o índice glicêmico pela quantidade em gramas de carboidrato e dividir por 100. Assim, é possível controlar a qualidade e a quantidade de carboidratos ingeridos.
Equação: CG=IG x CHO disponível da porção 100
A carga glicêmica(CG) é um produto do índice glicêmico(IG) e da quantidade de carboidrato presente na porção do alimento consumido,comparado com o alimento padrão.
Esse marcador mede o impacto glicêmico na dieta,sendo calculado pelo produto do IG do alimento pela quantidade de carboidrato,contida na porção consumida do alimento.
Um detalhe importante quando se fala em índice e carga glicêmica, é que a velocidade da absorção de um carboidrato não está relacionada à quantidade de carboidratos presentes no alimento, ou seja, um alimento pode ter um índice glicêmico alto e uma carga glicêmica baixa.
Atenção: antes de eliminar qualquer alimento do cardápio é recomendável consultar um nutricionista ou um médico para que não ocorra a perda de nutrientes importantes ao bom funcionamento do organismo.
Tabela de índice glicêmico de alguns alimentos:


Resultado de imagem para INDICE GLICEMICO PARA DIABETICOS
Efeito do índice glicêmico no nível da glicemia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diabetes infantil