terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Dieta Low Carb para Diabéticos

Dieta Low Carb para Diabéticos
Estudos mostram que uma dieta de baixo carboidrato é eficaz no tratamento da diabetes. Curiosamente este tipo de dieta era o tratamento convencional antes do ano de 1921,ano da descoberta da insulina. Os pacientes com diabetes não conseguem metabolizar carboidratos corretamente. Depois de uma refeição, os carboidratos são transformados em glicose que vai para a corrente sanguínea para ser armazenada ou utilizada como fonte energética. Quando os níveis de glicose no sangue estão no limite, o pâncreas produz insulina, o hormônio que transporta a glicose da corrente sanguínea para o interior das células.
Uma pessoa sem diabetes tem níveis de glicose estáveis ao longo do dia. Uma pessoa com diabetes tem problemas em transferir a glicose da corrente sanguínea para as células. É um problema grave, pois a glicemia não pode estar elevada ou  baixa. Muito açúcar no sangue é chamado de hiperglicemia e causa as complicações do diabetes. A hipoglicemia é a falta de açúcar no sangue e pode ser causada por um excesso de insulina ou atraso ou omissão de alguma refeição.
Há vários tipos de diabetes e os mais comuns são o tipo 1 e tipo 2:
  • Diabetes tipo 1 é uma doença autoimune que destrói as células que produzem a insulina. Os diabéticos injetam insulina várias vezes ao dia para garantir que a glicose seja transportada para do sangue para as células.
  • A diabetes tipo 2 é causada pela resistência aos efeitos da insulina. Inicialmente o organismo produz insulina, mas as células estão resistentes aos efeitos do hormônio e a glicemia fica elevada. Para compensar o pâncreas produz cada vez mais insulina para tentar transportar a glicose para as células, levando à resistência à insulina. Com o passar do tempo o pâncreas perde a capacidade de produção da insulina.
Como os alimentos afetam os níveis de glicose no sangue?  Os alimentos são compostos por 3 macronutrientes: proteínas, carboidratos e gorduras. Os carboidratos têm o maior impacto na glicemia, pois são transformados em glicose.
Quando os diabéticos ingerem grandes quantidades de carboidratos é precisam tomar insulina ou medicamentos para a diabetes. Para minimizar as complicações da diabetes é recomendado seguir uma alimentação que minimiza os picos de insulina e melhora a sensibilidade à insulina. É aí que entra a dieta low carb (baixo teor de carboidrato).
A dieta low carb propõe reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos.É importante ressaltar que a redução extrema de carboidratos, algo abaixo de 40%, até proporciona o controle da diabetes e o emagrecimento, porém ele não será saudável e pode ter uma série de consequências graves para a saúde. Os carboidratos incluem alimentos como arroz, macarrão, pão e batata.
Além disso, este método defende que seja priorizado o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, aqueles cuja glicose (açúcar) é absorvida em uma velocidade mais lenta e por isso não há picos de glicose e nem de insulina no organismo. São exemplos de alimentos de baixo IG a batata doce e o arroz integral.
Riscos do método:
Dietas que sugerem uma redução extrema de carboidratos podem provocar uma série de problemas para a saúde. A restrição e ingestão baixa de carboidratos pode gerar diminuição no metabolismo basal o que dificulta uma perda de peso futura, fazendo o corpo usar como combustível a fonte secundária que são os aminoácidos provenientes principalmente dos músculos. Por isso, nessas dietas boa parte do peso perdido não é gordura, mas sim músculo e água.

Como a dieta low carb ajuda a emagrecer:

Este método contribui para o emagrecimento saudável ao sugerir que a alimentação priorize os carboidratos de baixo índice glicêmico. Isto porque quando um carboidrato é ingerido ele tem a glicose que será utilizada pela célula para obter energia.
Caso haja excesso de glicose, ela é estocada em forma de gordura e se for utilizada antes da próxima refeição não há ganho de peso. Para que o organismo consiga queimar a gordura estocada é preciso liberar um hormônio chamado glucagon que irá retirar essa energia estocada. Quando a dieta é rica em alimentos com alto índice glicêmico, ocorrem muitos picos de insulina e às vezes eles estão tão altos que o glucagon nunca é liberado. Sem o glucagon a gordura que está estocada não é queimada e não há perda de peso.
Assim, quando a dieta prioriza a ingestão de alimentos de baixo índice glicêmico há uma alteração menor da insulina e consequentemente ocorre a produção de glucagon. Quando há a presença de fibras e proteínas a liberação do hormônio também é mais eficaz.
Quando a dieta low carb propõe uma redução pequena de carboidratos, algo até 40% do que é ingerido no dia, ela também ajuda a emagrecer. Não só o carboidrato, mas a proteína e principalmente a gordura devem ser bem controlados. Com uma redução de 10% e com a melhora na qualidade do que será consumido, a pessoa conseguirá não só um bom resultado, mas também uma reeducação de hábitos.


Quem não pode fazer a dieta low carb:


A dieta low carb não é indicada para alguns grupos de pessoas. Aqueles que sofrem de insuficiência renal, cardíaca,hepática ou diabetes com algum de tipo de patia não devem segui-la. 

Conclusão:
Diabéticos que tenham insuficiência renal ou cardíaca,não podem seguir a dieta low carb, pelo excesso de proteínas e gorduras.
Diabéticos que não tenha nenhuma patia, podem até seguir a dieta low carb mais com moderação e o mais importante só começar essa dieta com orientação do seu médico ou nutricionista!
Essa dieta parece ser mais eficaz em Diabéticos do tipo 2 que ainda produzem insulina,como disse sempre procure um médico ou nutricionista antes de mudar sua dieta tão radicalmente.

Fonte da pesquisa: http://saudeideal.com/dieta-para-diabetes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diabetes infantil