quinta-feira, 20 de setembro de 2012

21 anos!


Agora em setembro completei 21 anos de diagnóstico da diabetes!A minha agora amiga "Diabetes",falo amiga,porque eu e ela entramos num acordo rsrsrsrs,eu cuido dela direitinho e ela não  me dá aqueles sustos horrososos com as hipos! 
Vou falar o que lembro na época do diagnóstico,eu estava com 10 para 11 anos de idade,comecei a comer muito,mas era muito mesmo,uma fome que por mais que eu comesse,minha fome não passava,bebia litros de água,lembro que eu bebia 1 litro de água de uma vez só e muitas idas ao banheiro para fazer xixi,emagreci muito rapidamente,fiquei com a pele feia,ressecada,olhos fundos,me falaram na época que eu parecia estar com Aids,de tão magra que eu fiquei.O ano era 1991,minha mãe desconfiou mas no começo ela achava que eu estava comendo muito por esganação e lembro de ter chorado porque ela não me deixou levar uma garrafa de água para o quarto e segundo ela 1 copo de água já era suficiente e não era...obedeci,mas voltei várias vezes no filtro para encher o copo de água e na volta fazia xixi,que eram litros também.
Passaram alguns dias,não lembro quantos,minha mãe acordou e viu no vaso sanitário várias formigas,pois meu xixi estava doce,me levou ao médico que me passou alguns exames e o de glicemia,depois com o resultado em mãos,o médico que era clínico,confirmou que eu estava diabética e me encaminhou para um endocrinologista e pediu para minha mãe já cortar tudo que tinha açúcar da minha alimentação,na consulta com o endocrino,ele abriu o exame,me examinou e já falou para minha mãe que teria de me internar pois corria o risco de eu ter uma cetoacidose,internei,minha mãe chorava muito,escondido,para eu não ver,fiquei uma semana internada,comecei a tomar insulina,era a Nph bovina e suína,que insulina fedorenta!Mas foi ela que me salvou!A dieta toda regrada,tudo era pouco,massas,como arroz,macarrão,batata,eram apenas 3 colheres de sopa e me orientaram não misturar as massas,por exemplo eu teria de escolher entre o arroz,macarrão ou batata,eu optava pelo macarrão,mas depois falaram que por causa do molho,macarrão fazia mal,então só comia o arroz,sempre aparecia um ou outro para dar opinião,eita povo que só dava conselho errado!Feijão meia concha,carne ou frango ou peixe,1 pedaço médio,salada crua á vontade,mas eram as de folhas como o alface,porque se fosse com tomate,cenoura ralada,seria apenas 3 colheres de sopa,legumes eram 3 colheres de sopa e 1 fruta de sobremesa.Até a gelatina tinha o tanto certo de comer!Pão de sal era 1 unidade ou 4 biscoitos cream cracker,eu preferia o pão, pois 4 biscoitos e nada era o mesmo!
Eu sofri durante muitos anos seguindo essa dieta,eu passava fome!Contava os minutos para próxima refeição e nada me saciava!As pessoas não me entendiam e me chamavam de esganada!Eu sentia era fome!Eu não sei se tem haver,mas como eu estava em fase de crescimento,entrando na adolescência,parece que a fome aumentava,pois eu sentia fome o tempo inteiro!
Eu achei que melhoraria da diabetes,era só tomar a insulina e que logo me curava(tipo curar de um resfriado) e as coisas voltariam a ser como eram,mas não foi assim,não me assustei,aceitei  numa boa,adorei quando pude tomar insulina sozinha,me senti independente rsrsrs,meu sofrimento era com a dieta super regrada,de não poder comer doces e não poder mais ir em festinhas de aniversário.
Lembro de uma vez,estava com alguns meses de diagnóstico,minha mãe ganhou um bolo de presente,acho que era pelo dia das mães,quando vi aquele bolo...comecei a chorar,pois não iria poder comer,chorei muito,fui para meu quarto para não ver as pessoas comendo aquele bolo maravilhoso,mas a vontade ficou.Acho que foi a primeira vez que fiquei com raiva de ser diabética!Depois fui crescendo,eu via as pessoas comendo bolo,doces,não vou mentir,ficava com raiva de não poder comer,me falaram que eu teria de me acostumar a ver os outros comendo doces e eu não,simplesmente teria que aceitar,eu nunca me acostumei,como foi difícil!Na adolescência,entrei na fase da rebeldia,comia doce escondido só para ver se passava mal e uma vez passei mesmo,a glicemia subiu tanto que quase precisei internar,só não internei porque não tinha vaga no hospital.Teve uma outra vez que subiu muito,mas não foi por culpa minha,um tio meu fazia uma vitamina de frutas deliciosa,mas colocava o resto de suco com açúcar que sobrava na geladeira na hora de bater no liquidificador e não me avisou,ele me oferecia e eu tomava na maior inocência achando ser suco natural,eram aqueles copos grandes,foram vários dias tomando essas vitaminas e a diabetes descompensou e tive de internar durante uma semana para controlar as glicemias que se mantiveram altas,mas baixou.Como eu só usava Nph,não teve como segurar esse excesso de açúcar das frutas,que eram várias,misturadas com o suco adoçado com açúcar.Nisso eu emagreci muito,a pele ficou feia de novo.Eu sempre fui magrela,mas era muito magra,engordei depois que ganhei minhas princesas.
Hoje completando 21 aninhos de convivência com a Diabetes,minha vida está bem melhor,não passo fome,posso comer de tudo,inclusive doces,fazendo a contagem de carboidratos junto com a Humalog,posso medir minha glicemia várias vezes ao dia para ter um bom controle!Foi outra coisa que eu era doida para ter era um glicosímetro,ele no começo era muito caro,depois além de ele ser caro,tinham as fitas que eram bem mais caras do que são hoje,comprei o meu primeiro glicosímetro em 2005 quando eu estava grávida da Ritinha minha primeira filha,mas media apenas 1 vez por dia ou de dois em dois dias para economizar fitas.
Em 2008,ganhei o glicosímetro da prefeitura e só a partir daí que comecei a medir,3 vezes ao dia,lembro até hoje da minha felicidade quando ganhei o glicosímetro e mais 100 fitinhas,depois fui recebendo as 100 fitinhas todo mês!
No início de meu diagnóstico,meu médico me passou a Glicofita,quem lembra?Ela media a glicemia na urina,se a fita mudasse de cor era porque tinha glicose na urina e a minha sempre mudava,o ruim é que só media resultados acima de 200,mas na época era de grande ajuda!
Depois me apresentaram um novo método de medir glicose na urina,não lembro o nome,mas era um líquido azul,colocado num tubo de ensaio junto com a urina,depois era só colocar sobre o fogo do fogão ou sobre uma vela acesa e  ir girando o tubinho no fogo durante alguns minutos,se mudasse de cor,tinha glicose na urina,o bom desse método era porque a prefeitura fornecia o líquido e o tubo de ensaio,já a Glicofita era necessário comprar,lembro que eu partia a fita da glicofita para economizar!
Passei por muita coisa nesses 21 anos,uma coisa eu falo,hoje cuidar  da diabetes está bem mais fácil, se comparado com as pessoas,assim como eu,que foram diagnósticadas a mais tempo,temos tudo para ter um bom controle,insulinas mais modernas,contagem de carboidratos,glicosímetro,Bomba de insulina,pena que nem todos tem acesso a essas tecnologias e informações necessárias para ter um bom controle da diabetes,eu mesmo era uma dessas,não sabia  de quase nada,só o básico,eu estava seguindo a minha dieta a moda antiga,insulina Nph e Regular,eu que descobri sozinha pesquisando aqui na net,melhores formas de ter um bom controle.E com a ajuda de minha amiga irmã,que me indicou minha endocrinologista,ela é ótima,a melhor médica que tive até hoje,estou tendo um ótimo acompanhamento e meu controle melhorou 100%!
São 21 anos e se Deus quiser terei vários outros com muita saúde e bem longe das complicações!
Beijos!



Glico-fita,media a glicemia na urina
Fonte:http://vida-doce-diabetes.blogspot.com.br/2012/04/novas-tecnologias-no-tratamento-da.html

6 comentários:

  1. Cris,
    PARABÉNS!!!! Que muitos outros anos venham, e que sejam vividos de uma forma pacífica, e que você esteja sempre no controle do relacionamento.
    Beijos
    Cristiane

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Conitnue sempre melhorando a sua relação com ela...rsrsrsrs...Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como um casamento né Dani!Mas acho qu agora entramos num acordo bom!kkkkk
      Bjs

      Excluir
  3. Ô amiga vc é exemplo! Já vivenciou tbem o avanço da tecnologia nesta área...kkk

    Muita saúde!bj

    ResponderExcluir

Diabetes infantil