Pular para o conteúdo principal

Hipoglicemia dormindo...

Tem um bom tempo que isto não acontece,depois que comecei a usar a Lantus,as hipos ficaram mais fáceis de resolver,não é mais no susto,com os sintomas parecendo que o mundo desabou em minhas costas,assim de uma vez,agora ela chega de leve,no máximo um sintoma por vez...geralmente são tremor,falta de concentração,visão embaçada,choro,fome exagerada,tudo em exagero...quando estou assim,logo percebo,meço a glicemia e trato logo de comer para corrigir,30 gramas de carboidratos já são suficientes,meia hora depois meço de novo para garantir que normalizou a bendita rsrsrs,se ainda estiver baixa,chupo mais 3 balinhas macia(15g CHO)e logo resolve.
Mas se eu tiver dormindo aí complica...meu marido,acordou passou a mão em minha barriga(ele me falou que faz isso todas as noites para ver se estou bem) e viu que eu estava encharcada,eu estava suando frio,um dos sintomas de hipo,ele me acordou perguntando se eu estava com a glicose baixa e eu bem sonolenta respondi"não,estou bem!",virei e voltei a dormir, meu marido já sabia  que era hipo,mas preferiu medir minha glicemia só para confirmar e o resultado: 33!!!!Ele me acordou novamente,me mostrou o resultado e me trouxe pão com suco,com muita dificuldade conseguir comer,ele ainda me deu 3 balas macia,só depois disso tudo "acordei" e comecei a sentir os sintomas,um frio que não passava por mais que eu já tivesse aquecida,meu marido precisou trocar meu pijama,estava encharcado e mesmo eu já tendo comido estava sentindo uma fome que se pudesse comeria o "mundo" rsrsrs,sério!É horrível acordar assim!Pela manhã minha glicemia amanheceu assim:329!!!Fiquei tão aborrecida!!!Eu ingeri 45g CHO 30 do pão de sal e 15 das três balas macia,o suco era sem açúcar,daqueles de pacotinho Fit Zero,não era para ter amanhecido assim,tão alterada!Procurei saber e pelo que entendi um dos motivos de acontecer essa hiperglicemias foram:

"A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que funciona como fonte de energia para a entrada da glicose nas células. Os quadros de hipoglicemia se instalam, quando aumenta a quantidade de insulina no sangue, ou diminui a quantidade dos hormônios de contrarregulação (glucagon, hormônio do crescimento, adrenalina e cortisol). Esses hormônios são produzidos quando se esgota o estoque disponível de glicose no sangue, e ajudam a liberar o glicogênio armazenado no fígado."(Fonte: http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/hipoglicemia/ )

Também procurei saber sobre o glicogênio:
"Quando você come um alimento, a glicose é absorvida pelos intestinos e distribuída através da corrente sangüínea para todas as células do corpo. Seu corpo tenta manter um suprimento constante de glicose para as células, mantendo uma concentração constante de glicose no sangue, caso contrário, as células teriam mais glicose do que o necessário logo após a refeição e ficariam sem nada entre as refeições e durante a noite. Portanto, quando você tem um suprimento excessivo de glicose, o corpo armazena o excesso no fígado e nos músculos fabricando glicogênio, que é feito de cadeias longas de glicose. Quando as reservas de glicose estão baixas, seu corpo mobiliza a glicose armazenada como glicogênio e/ou estimula você a comer. O importante é manter um nível constante de glicose no sangue."(Fonte: http://saude.hsw.uol.com.br/diabete1.htm )

Então,o glicogênio armazenado no fígado faz aumentar a glicemia,isso é uma forma do corpo tentar nos proteger da crise de hipo,fazendo aumentar a glicose...por isso sobe tanto a glicemia depois de uma hipo severa,mas não é sempre que acontece,pelo menos comigo,já tive hipos das "brabas" e ficou tudo bem,sem grandes sustos de depois ter essas hipers horrorosas!Acredito que fiquei muitas horas com ela muito baixa e por isso meu fígado entrou em ação,pois quando tenho hipos durante o dia,nunca sobe tanto assim depois.

Comentários

  1. OI!!!

    Encontrei teu blog no de uma amiga... tô te seguindo...

    Menina, que situação ein?!!! muito difícil, ainda bem que vc teve ajuda do seu marido!!!
    também tenho diabetes, a minha é tipo 2, não tomo insulina, só quando necessário, mas tomo medicação diariamente, GLIFAGE XR... tô na luta contra a balança e a glicose...

    Se cuida e fca com DEus!
    bj, Ana
    http://emagrecerepossivelana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!Muito ruim mesmo acordar com hipo!Na verdade não acordei,fui acordada por meu marido!Como falou uma amiga minha:"Eita filhinha mimada que temos, que nos exige atenção em tempo integral, inclusive em nossos momentos de sono..."A minha sorte é que tenho meu marido que percebe e logo me socorre!Beijos!

      Excluir
  2. Cris, nessas horas de hipo, o ideal seria vc tomar apenas o suco, mas com açúcar. Vc sempre diz que na hora da hipo seu marido dá pão...Não adianta, pq a glicemia não vai subir na hora, mas depois acontece isso aí que de manhã acordou bem alta...Imagino que a questão da fome é por causa da hipo, se sobe logo, a fome passa nao é não? rs... A gente tem que controlar na hora da hipo, sei que é um pouco desesperador...mas não adianta, é consumir o açúcar pra subir logo e aguardar uns minutos quetinha até aquela sensação horrível passar...Mas, que susto hein! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      É verdade,quando estou assim meu marido sempre me socorre com pão,mas acho que mesmo assim o pão de sal mais as 3 balas(45g de CHO),não era para ter subido tanto assim de 33 para 329...quando estou acordada é mais fácil de resolver,mas com uma hipo assim,não vejo e não lembro de quase nada,sei o que comi porque meu marido me falou,ele já tentou fazer subir com leite com açúcar,não subiu o suficiente e como eu não acordava ele me levou para o hospital...
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Nossa, eu "me vi" enquanto lia o seu post. Já tive hipos horríveis de madrugada e meu marido também me ajudou. Gostei da dica de passar a mão na barriga pra sentir a sudorese. Depois dessas hipos às vezes choro, dá uma sensação horrível de vulnerabilidade, de falta de controle. Mas, graças a Deus, aqueles que estão conosco, aprendem a nos ajudar. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilsiane,
      Já perdi as contas de quantas vezes meu marido me salvou de crises de hipo assim!Sempre fico meio depressiva,choro,igual acontece com você.
      Beijos!!!

      Excluir
  4. olá..vocês conhecem o Glicofast - pastilhas de glicose. Pode ajudar em casos como este, pois absorver rapidamente, cessando os sintomas!
    www.glicofast.com.br. Espero que ajude!!

    ResponderExcluir
  5. Olá!Já ouvi falar das pastilhas,mas acho que em caso de uma hipo mais severa o perigoso seria engasgar...mas obrigada pela dica!!!

    ResponderExcluir
  6. Olha meninas eu tenho um filho de 25 anos com diabetes tipo 1. Ele tem muita hipo a noite e o anjinho da guarda já nos deixou com grandes sustos de ter que ir ao hospital por chegar a menos de 20.
    A MANEIRA MAIS CORRETA QUE OS MÉDICOS INDICARAM PARA HIPO NOTURNA PRINCIPALMENTE É UMA GARAPA DE ÁGUA COM BASTANTE AÇÚCAR PARA FAZER SUBIR IMEDIATAMENTE. No caso do meu filho qdo ele começa a suar ele perde a noção como um bêbado e tenho de dar esta água nestes frascos de plásticos com bico grande para espirrar na garganta dele.
    Depois claro tudo fica normal mas digo à vcs sempre agradeçam quem está perto de vcs qdo estão com hipo pq assusta bastante a gente. bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Receita caseira de sorvete diet

Oi pessoal!
Eu faço contagem de carboidratos mas sempre que posso eu mesma faço minhas receitinhas em casa na versão diet.
Procurando aqui na net achei essa receita de sorvete,primeiro fiz na versão original,ficou uma delícia todos aqui em casa aprovaram,depois fiz na versão diet,substituí o açúcar por adoçante em pó Tal & Qual.
O leite condensado eu mesma fiz na versão diet.
Segue a receita do leite condensado diet e depois do sorvete!
Dicas:A receita é de sorvete de morango,mas já fiz de chocolate, basta substituir por achocolatado diet 2 colheres de sopa,conheço o da marca Gold,para sabor creme basta adicionar 1 colher de chá de essência de baunilha e por aí vai!









Receita do leite condensado diet:Ingredientes:
1 xícara de chá(200ml) de leite em pó desnatado;¼ de xícara de chá de água fervente;½ xícara de chá de adoçante em pó;1 colher de sopa de margarina light.Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma pasta homogênea;
Após esfriar o leite condensado di…

Sintomas de hipoglicemia-Convulsão

Já tive várias crises de hipo,com desmaio,convulsão,espasmos,gritos,choro,o corpo paralisar,dormir em casa e acordar no pronto socorro toda furada sem lembrar de nada do que tinha acontecido,mas uma vez em especial assustou meu marido,ele achou que eu iria morrer,isso deve ter acontecido há mais de 3 anos,mas vou falar como foi.
Eu lembro que tinha andado muito no dia,estava tendo festa de Santo Antonio no Centro daqui de Ouro Branco,na época morava num bairro mais ou menos próximo,caminhada de meia hora,para ir e mais meia hora para voltar,"queimou" bastante glicose com essa caminhada,na festa comemos cachorro quente e chegando em casa,lembro que não tive o cuidado de comer alguma coisa antes de dormir e também não tinha o costume de medir a glicemia.
De madrugada,como de costume,meu marido passou a mão em minha barriga e viu que eu estava suando frio,correu até a cozinha e tentou me dar para beber leite com açúcar mas não consegui beber,ele ligou para minha sogra para me le…

Receita de bolo de caneca diet

Procurando aqui na net uma receita de bolo diet fácil achei essa aqui no blog Diabetes & Deleites ,bolo de caneca diet,achei super fácil e rápido de fazer,para dar certo é só seguir a receita a risca.

Bolo de caneca diet:

Ingredientes:

Bolo:

1 ovo4 colheres de sopa leite desnatado3 colheres de sopa óleo2 colheres de sopa chocolate em pó diet3 colheres de sopa adoçante em pó para forno e fogão4 colheres de sopa farinha de trigo com fermento1 colher de café de fermento em pó
Calda:
2 colheres de leite desnatado1 colher de chá de manteiga1 colher de adoçante em pó3 colheres de sopa de chocolate em pó diet
Preparo:

Bolo:

Coloque em uma caneca o ovo e bata com um garfo, até ficar homogêneo. Junte o leite, o chocolate, o óleo, e o adoçante e bata mais, até ficar homogeneo. Acrescente a farinha com o fermento e mexa delicadamente para incorporar.Leve por 2 minutos e 30 segundos no microondas na potencia máxima.Se não assar coloque mais 30 segundos, depende da potência do microondas.Pode s…