quarta-feira, 14 de setembro de 2011

3ª blogagem coletiva


Quando fui diagnosticada com diabetes há 20 anos atrás a primeira coisa que ouvi do médico foi que diabetes não tem cura e se eu não cuidasse morreria,ficaria cega,amputaria meus pés e pernas,meus rins parariam de funcionar...que eu teria de tomar insulina,eu não poderia comer nunca mais bolo,doce,açúcar!Na época eu fiquei apavorada,depois outra médica nefrologista me falou que mais ou menos depois de 15 anos de diabetes(bem controlados,senão seria bem antes) eu teria que fazer hemodialise pois meus rins iriam parar de funcionar!A médica me falou que se eu me cuidasse eu retardaria o aparecimento das complicações mas que depois de alguns anos eles viriam com certeza!Então eu comecei a questionar,como assim?Mesmo eu me cuidando,eu iria ter complicações?Os médicos diziam que sim,na verdade falam até hoje,comecei a querer saber sobre transplante,mas me disseram que eu teria que perder meus rins pois aí eu teria direito a transplante duplo de rins com pâncreas,para me curar da diabetes eu teria que esperar meus rins pararem de funcionar, mas eu prefiro meus rins funcinando direitinho!!!e eu ir cuidando da diabetes.Bom eu acredito na cura, outro dia vi uma reportagem sobre a cura da diabetes tipo 2(eu tenho tipo 1),dizendo que uma clínica aqui no Brasil que há vários anos faz pesquisas sobre a tão sonhada cura da diabetes,fez a cirurgia em um portador de diabetes há 16 anos tipo 2,quase cego,com complicações nos rins que depois da cirurgia tudo se normalizou,seus rins voltaram a funcionar,ele voltou a enxergar normalmente,e até sua pressão arterial ficou normal e ele hoje não toma mais remédio algum e se curou da diabetes disseram que estão estudando a cura para diabetes tipo 1!Hoje com tanta tecnologia temos um tratamento melhor,mais adequado para cuidar da diabetes,insulinas ultra modernas,bomba de infusão de insulina,contagem de carboidratos e muitas outras coisas.Pena que nem todos os diabéticos em diferentes partes do país tem acesso,direito,condições financeiras ou informação sobre os melhores tratamentos,eu reclamo que recebo apenas 100 fitinhas reagentes por mês ,que não encontro pão integral para comprar,e as pessoas mais humildes que nem dinheiro tem para comprar coisas para ter uma alimentação adequada para controlar a diabetes,ou as cidades que não fornecem fitas,seringas,lancetas,para os diabéticos,como vivem essas pessoas?Os custos para se ter uma diabetes bem controladas são altos,eu descobri que para minhas glicemias ficarem boas tenho que fazer 6 testes por dia,mas as fitinhas são caras, procurei numa farmácia aqui no bairro 1 caixinha com 50 fitinhas,quase 100,00 reais!Eu estava disposta a comprar mais 2 caixinhas para fazer meus testes 6 vezes ao dia mais 200,00 reais agora pesa e muito em meu orçamento,pagamos aluguel caro,temos 3 filhinhas...vou me virando com as que recebo,mas fico pensando e quem não recebe nenhuma?Muitos diabéticos estão nesta situação,sem controlar direito a diabetes,perdendo sua visão,amputando seus membros inferiores,fazendo hemodialise devido a anos e anos de diabetes mal controlados e por muitas vezes não por culpa deles mas por falta de tratamento adequado devido a situação financeira,falta de informação.Aqui no Brasil o diabetes é dividido em classes sim,os que tem informações,médicos especializados,medicamentos,condições de poder comprar alimentos adequados e os que não  tem acesso ou quase nada disso e ás vezes nem tem o básico para sobreviver e cuidar da diabetes para evitar as tão temidas complicações. 

 

Um comentário:

  1. É verdade Cris...esses dias mesmo vi num site especializado de Diabetes, dizendo que mesmo quem tem um bom controle, no futuro, inevitavelmente terá complicações!!! Como assim??? Se ficarmos pensando nisso, vamos pirar o cabeção...rs... Por isso, acredito sim que temos que procurar fazer o melhor no nosso dia a dia...Já soube de pessoas com anos e anos de diabetes sem nenhuma complicação...Enquanto a cura não vem...vamos espalhar essa convicção...A pessoa tem que se conscientizar e agir conforme as limitações que a doença impõe...E olha que hoje em dia nem são tantas assim...Diria até que são as mesmas que as pessoas "normais" possuem...Bj!

    ResponderExcluir

Diabetes infantil