Pular para o conteúdo principal

Hipoglicemia

 Olá pessoal!Tudo bem com vocês?
Se tem um coisa que me aborrece é hipoglicemia!
Abaixo alguns dos sintomas que acontecem com mais frequência:

  • Fome;
  • Sonolência;
  • Tremores;
  • Falta de concentração;
  • Chorar sem motivo;
  • Agressividade;
  • Suor frio;
  • Fala embolada(como se tivesse bêbada);
  • Convulsão;
  • Desmaio.

Tratamento:

Medir a glicemia caso o resultado seja qualquer valor abaixo de 60 e a pessoa estiver acordada dar um dos alimentos abaixo:

  • água com 1 colher sopa rasa de açúcar(15 g CHO);
  • 3 balas macia(15 g CHO);
  • 1 colher sopa rasa de mel(12 g CHO) ou mel em sachê(3 sachês pequeno= 12 g CHO);
  • Coca-cola comum(200 ml=20 g CHO)
Aguardar 15 minutos e medir a glicemia novamente,caso continue baixa,dar mais 15 gramas de carboidrato e ir medindo de 15 em 15 minutos até estabilizar.
Se possível comer 2 biscoitos tipo maizena ou cream cracker ou meio pão de sal para segurar a glicemia.Eu faço isso e ajuda segurar!
Algumas vezes acontece o efeito rebote,glicemia subir muito horas depois,recomendo ir medindo mais vezes até estabilizar.
Em caso de desmaio,nunca,jamais dê alimento líquido, bala,refrigerante,pois a pessoa pode engasgar e ser fatal!
O que deve ser feito é deitar a pessoa de lado,colocar uma colher de sopa de açúcar dentro da boca entre as bochechas e ir massageando para o açúcar dissolver e tomar cuidado para a pessoa não engasgar!Por isso deve-se sempre colocar a pessoa deitada de lado.Ir medindo a glicemia e caso a pessoa não acorde levar imediatamente ao pronto-socorro!
Lá eles irão dar glicose na veia!
Eu nunca usei,mas existe o Glucagon,uma injeção que ajuda subir a glicemia em caso de hipo severa,o problema dele segundo alguns relatos,é meio difícil de aplicar pois é necessário misturar um líquido com o pó da ampola e esse bendito pó costuma entupir a agulha...resumindo preparar o bendito glucagon no momento de hipoglicemia severa não recomendo!Demora demais da conta,colocando em risco a vida do paciente!
Na minhas crises de hipoglicemia com desmaio,que foram muitas, meu marido sempre opta me levar para o pronto-socorro mesmo eu explicando como fazer nesses casos...ele não tem paciência de esperar e isso é perigoso...mas cada pessoa reage de uma forma na hora do desespero.
Acho muito impostante andar com um cartão de identificação dizendo que você tem diabetes,qual insulina e medicamentos utiliza,se você tem alergia algum medicamento,telefone de contato de uma pessoa próxima a você!
Se a pessoa morar sozinha redobrar os cuidados,medir a glicemia com mais frequência e ter sempre a mão açúcar daqueles em sachê,bala macia,mel...o ruim do mel em sachê que no caso de hipo fica muito difícil rasgar o sachê no dente,sempre deixar coisas fáceis de abrir e comer,pois quem teve hipo sabe da dificuldade de abrir um simples pote ou rasgar o bendito sachê de mel se torna algo quase impossível!
O meu pote de açúcar é daqueles de lanchonete,quando a hipo está braba viro direto na boca e espero normalizar.
Eu ando sempre com meu kit sobrevivência que consiste em:glicosímetro,balas macia,barrinha de cereal ou biscoito BelVita(maçã e canela é o meu preferido)ou biscoito Cereale da Bauducco. São pacotinhos pequenos e fácil de levar na bolsa.
Esses dois são os meus preferidos!!!
O Cereale da Bauducco leite e granola  1 pacotinho de 25,7 gramas contém 15 gramas de carboidrato,102 calorias,58 mg de sódio,2,5 g de proteína,2,5 g de fibra alimentar.
O belVita maçã e canela 1 pacotinho 30 gramas contém 19 gramas de carboidrato,132 calorias,79 mg de sódio,1,4 g de fibras,2,3 g de proteínas.
Segue imagem dos biscoitos:


15g CHO

19g CHO




Seguindo essas dicas e as recomendações de seu médico podemos tentar evitar as tão temidas hipoglicemias!
Espero ter ajudado vocês!
Grande beijo!
Cris Costa.



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita caseira de sorvete diet

Oi pessoal!
Eu faço contagem de carboidratos mas sempre que posso eu mesma faço minhas receitinhas em casa na versão diet.
Procurando aqui na net achei essa receita de sorvete,primeiro fiz na versão original,ficou uma delícia todos aqui em casa aprovaram,depois fiz na versão diet,substituí o açúcar por adoçante em pó Tal & Qual.
O leite condensado eu mesma fiz na versão diet.
Segue a receita do leite condensado diet e depois do sorvete!
Dicas:A receita é de sorvete de morango,mas já fiz de chocolate, basta substituir por achocolatado diet 2 colheres de sopa,conheço o da marca Gold,para sabor creme basta adicionar 1 colher de chá de essência de baunilha e por aí vai!









Receita do leite condensado diet:Ingredientes:
1 xícara de chá(200ml) de leite em pó desnatado;¼ de xícara de chá de água fervente;½ xícara de chá de adoçante em pó;1 colher de sopa de margarina light.Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma pasta homogênea;
Após esfriar o leite condensado di…

Depressão e diabetes

Olá pessoal!Tudo bem?
Hoje irei falar de um assunto, que queria já poder ter falado a tempos aqui no blog, como forma de alertar e tentar ajudar, pois já passei por isso e não desejo para ninguém:DEPRESSÃO.
Eu nesses anos de diabetes já tive depressão algumas vezes e vou explicar o que eu senti e como consegui reverter.
A depressão começa, mas não sabemos que estamos com depressão, eu achei que estava apenas com desânimo ou que estava ficando doente,mas era um desânimo constante e nada me deixava feliz, sentia uma tristeza profunda que não parecia caber dentro de mim.
A primeira vez, acho que eu tinha uns 16 anos, eu chorava todos os dias, só queria dormir o dia inteiro, sentia muita fome e glicemias ficaram tão alteradas que acabei entrando em cetoacidose diabética, ficando uma semana internada até glicemia normalizar.
Depois que saí do hospital, já não estava mais sentindo aquela tristeza,pois o choque de ter sido internada e o estado que fiquei, me fez querer melhorar,para sair do hospi…

Hipoglicemia com desmaio e convulsão

Olá pessoal! Já até perdi as contas de quantas  vezes tive crises de hipoglicemia com desmaio,acordar no hospital toda molhada devido ao suor frio,tremendo muito,um frio insuportável!
Mas hoje vou relatar o que aconteceu,eu tive uma crise de hipoglicemia com convulsão,não lembro bem quando foi,mas acredito que uns 4 meses atrás.Eu estava numa espécie de sonho,um barulho parecendo um zumbido,tipo como se tivesse tudo rodando,num corredor com uma névoa esbranquiçada,não via o final desse corredor,tudo rodava,rodava e eu tentando puxar o ar,olhei para cima e acordei meio que sobressaltada,cabeça confusa,tentando entender o que estava acontecendo,a cabeça da gente parece que entra em suspensão,tentei colocar as imagens no lugar como um quebra-cabeça e finalmente acordei.Com os sintomas acima relatados,frio,tremedeira,perguntando pelas meninas(minhas filhas).
Impossível acreditar que mesmo com a bomba  de insulina,tive essa hipo severa,mas tive...não estou podendo usar o sensor,culpa do Esta…