sábado, 27 de fevereiro de 2016

Hipoglicemia

 Olá pessoal!Tudo bem com vocês?
Se tem um coisa que me aborrece é hipoglicemia!
Abaixo alguns dos sintomas que acontecem com mais frequência:

  • Fome;
  • Sonolência;
  • Tremores;
  • Falta de concentração;
  • Chorar sem motivo;
  • Agressividade;
  • Suor frio;
  • Fala embolada(como se tivesse bêbada);
  • Convulsão;
  • Desmaio.

Tratamento:

Medir a glicemia caso o resultado seja qualquer valor abaixo de 60 e a pessoa estiver acordada dar um dos alimentos abaixo:

  • água com 1 colher sopa rasa de açúcar(15 g CHO);
  • 3 balas macia(15 g CHO);
  • 1 colher sopa rasa de mel(12 g CHO) ou mel em sachê(3 sachês pequeno= 12 g CHO);
  • Coca-cola comum(200 ml=20 g CHO)
Aguardar 15 minutos e medir a glicemia novamente,caso continue baixa,dar mais 15 gramas de carboidrato e ir medindo de 15 em 15 minutos até estabilizar.
Se possível comer 2 biscoitos tipo maizena ou cream cracker ou meio pão de sal para segurar a glicemia.Eu faço isso e ajuda segurar!
Algumas vezes acontece o efeito rebote,glicemia subir muito horas depois,recomendo ir medindo mais vezes até estabilizar.
Em caso de desmaio,nunca,jamais dê alimento líquido, bala,refrigerante,pois a pessoa pode engasgar e ser fatal!
O que deve ser feito é deitar a pessoa de lado,colocar uma colher de sopa de açúcar dentro da boca entre as bochechas e ir massageando para o açúcar dissolver e tomar cuidado para a pessoa não engasgar!Por isso deve-se sempre colocar a pessoa deitada de lado.Ir medindo a glicemia e caso a pessoa não acorde levar imediatamente ao pronto-socorro!
Lá eles irão dar glicose na veia!
Eu nunca usei,mas existe o Glucagon,uma injeção que ajuda subir a glicemia em caso de hipo severa,o problema dele segundo alguns relatos,é meio difícil de aplicar pois é necessário misturar um líquido com o pó da ampola e esse bendito pó costuma entupir a agulha...resumindo preparar o bendito glucagon no momento de hipoglicemia severa não recomendo!Demora demais da conta,colocando em risco a vida do paciente!
Na minhas crises de hipoglicemia com desmaio,que foram muitas, meu marido sempre opta me levar para o pronto-socorro mesmo eu explicando como fazer nesses casos...ele não tem paciência de esperar e isso é perigoso...mas cada pessoa reage de uma forma na hora do desespero.
Acho muito impostante andar com um cartão de identificação dizendo que você tem diabetes,qual insulina e medicamentos utiliza,se você tem alergia algum medicamento,telefone de contato de uma pessoa próxima a você!
Se a pessoa morar sozinha redobrar os cuidados,medir a glicemia com mais frequência e ter sempre a mão açúcar daqueles em sachê,bala macia,mel...o ruim do mel em sachê que no caso de hipo fica muito difícil rasgar o sachê no dente,sempre deixar coisas fáceis de abrir e comer,pois quem teve hipo sabe da dificuldade de abrir um simples pote ou rasgar o bendito sachê de mel se torna algo quase impossível!
O meu pote de açúcar é daqueles de lanchonete,quando a hipo está braba viro direto na boca e espero normalizar.
Eu ando sempre com meu kit sobrevivência que consiste em:glicosímetro,balas macia,barrinha de cereal ou biscoito BelVita(maçã e canela é o meu preferido)ou biscoito Cereale da Bauducco. São pacotinhos pequenos e fácil de levar na bolsa.
Esses dois são os meus preferidos!!!
O Cereale da Bauducco leite e granola  1 pacotinho de 25,7 gramas contém 15 gramas de carboidrato,102 calorias,58 mg de sódio,2,5 g de proteína,2,5 g de fibra alimentar.
O belVita maçã e canela 1 pacotinho 30 gramas contém 19 gramas de carboidrato,132 calorias,79 mg de sódio,1,4 g de fibras,2,3 g de proteínas.
Segue imagem dos biscoitos:


15g CHO

19g CHO




Seguindo essas dicas e as recomendações de seu médico podemos tentar evitar as tão temidas hipoglicemias!
Espero ter ajudado vocês!
Grande beijo!
Cris Costa.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diabetes infantil