quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Festas de aniversário


Quando eu era criança eu adorava ir a festinhas de aniversário!Mas qual criança não gosta?
Fui diagnosticada com diabetes em setembro de 1991,21 anos atrás,então isso de eu gostar de ir em festinhas,virou para mim um momento de tristeza,na época  com 11 anos,eu só ouvia,você tem de se acostumar de ver as pessoas comendo doces,bolos,guloseimas...ô sofrimento viu!Tudo bem,eu já era maiorzinha ,mas foi bem difícil acostumar,para falar a verdade não me acostumei!Eu não gostava de ir em festinhas,sofria em ver as outras pessoas se deliciando podendo comer tudo e eu ter de me conformar em ficar só olhando!Naquela época era super difícil achar refris diet,pelo menos onde eu morava essas coisas quase não existiam,refri pelo que me lembro eram a coca-cola e guaraná diet de 290ml de garrafa de vidro,quem lembra?Mas não eram em todo lugar que encontrava.Quando tinha salgadinhos,tipo empada,kibe,coxinha,eu me deliciava,mas quando não tinha essas coisinhas e somente docinhos?Eu comia essas guloseimas com os olhos!Era muito sofrido,dava uma raiva!Pior era quando falavam"Ela não pode comer doce,tem diabetes!"Pôxa!Eu sabia que não podia comer,mas precisava ficar espalhando para todo mundo?Dava uma raiva!Além de não poder comer,ainda tinha os olhares,as pessoas ficavam me vigiando para ver se eu não iria comer doce escondido ou ficavam me olhando com aquele olhar de "coitadinha!"Eu detestava ser o centro das atenções,de ser tratada como coitada e doente!Aff!Eu se pudesse não iria,mas como era criança,não tinha muita escolha,era obrigada a ir e pronto!
Depois que conheci meu marido essa minha raiva passou,ele sempre  me dava as coisas para eu provar e eu só provava mesmo e já não sofria mais passando vontade,se ele fosse comer chocolate me dava um pedacinho,se iria tomar sorvete,me dava uma pontinha,se ele chupava bala,me dava a bala,eu chupava  e devolvia para ele,bolo era sempre um pedacinho,enfim eu provava quase tudo!Já não sentia tanta vontade quando via as coisas doces pois sabia que iria provar!Mas sempre que meu marido podia, ele comprava as coisas diets,goiabada,doce de leite,chocolate,iogurte,sorvete...na verdade eu só comecei a passar "bem" depois que conheci o meu marido!Ele sempre se preocupou comigo,na verdade ele se preocupa até hoje!
Ano passado conheci a contagem de carboidratos!Foi uma mudança para melhor em minha vida!Hoje ainda provo as coisas doces,agora como pedaços maiores rsrsrs,conto os carboidratos,tomo a humalog e glicemia fica ok!Outro dia fui numa festa de aniversário na casa de um casal amigo,comi o bolo,mas acho que exagerei um pouco na humalog,tomei 1 ui a mais,acho que 3 já eram suficientes para o pedaço de bolo,que estava divino!Tive uma hipo de leve,mas corrigi com o bolo novamente rsrsrsrs.Uma coisa que descobri,é que comer as coisas doces sem estar com hipo tem um sabor bem diferente de quando estou com hipo,ficam bem mais saborosas!Parece que sinto o gosto de verdade!Quando estou com hipo ainda é gostoso mas o sabor é diferente!Acho que tem os sintomas,a preocupação de corrigir,isso tudo deve influênciar no sabor!
Fiz esse post porque está próximo do meu aniversário e lembrei de como eram ruins essas datas festivas,mas graças ao meu maridinho,a contagem de carboidratos e a humalog,não sofro mais!



9 comentários:

  1. Oi Cris! Também passei por isso e realmente este momento era muito sofrido qdo pequena. Como eu descobri aos 2 anos, não tive momento de já ter experimentado e dps parado. Mesmo assim era difícil, ainda mais qdo as pessoas olhavam e faziam comentários péssimos como este: "Ela não pode, TADINHA!" (Ai q vontade de matar! Perdia até a vontade ... ahahahhahahah) Fiquei feliz qdo fui liberada pela minha médica pra escolher entre 1 docinho ou 1 fatia (quase raspa) do bolo e SEM GLACÊ! TENSO! Affes...
    Fico tentando me controlar nos salgadinhos, mas a cada evento é um grande desafio e imagina vc, q minha família é grande e todo mês tem festa! :)))

    ResponderExcluir
  2. Me emocionei ao ler seu depoimento! Descobi recentemente o meu filho de 11 anos com diabetes tipo 1, e já o levei a alguns aniversários e casamentos e vi o quanto é triste e como ele sofre...!! Eu acabo sofrendo tb com ele, mas quando se tem um esposo abençoado como o seu e a insuliana para nos dar mais alegria tudo fica mais fácil...Boa sorte querida nessa sua caminhada! E pode ter certeza que essa doença pode não ter cura para os homens aqui na terra, mas para DEUS nada é impossível!!

    ResponderExcluir
  3. Descobri agora q meu bb esta com diabetes😭 tipo1 e foi um baque grande pra todos nós, ele precisou ficar 4 dias na UTI...Vendo esses comentários é qnd me dar forças pra saber q ñ tem cura, mas futuramente ele vai viver normalmente com a glicemia compensada. .
    #AbaladaAinda
    #MaisConfiante

    ResponderExcluir
  4. Descobri agora q meu bb esta com diabetes😭 tipo1 e foi um baque grande pra todos nós, ele precisou ficar 4 dias na UTI...Vendo esses comentários é qnd me dar forças pra saber q ñ tem cura, mas futuramente ele vai viver normalmente com a glicemia compensada. .
    #AbaladaAinda
    #MaisConfiante

    ResponderExcluir
  5. Olá Susy!Tudo bem?Menina com a tecnologia existente hoje para o controle da diabetes pode-se viver normalmente!Seu bebê já está melhor?Qual a idade dele?Precisando conversar entre em contato comigo através do e-mail: criscostadiet@yahoo.com.br
    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  6. Faz 1 mes que descobrimos que minha filha de 9 anos é diabética. Senti o chão abrir debaixo de meus pés. Que tristeza !! Tento inventar e ler muitas receitas diet para fazer e poder ver a alegria nos seus olhinhos. Me sinto ainda impotente e minha alegria parece que foi embora.. muito triste ver minha filha antes comer tudo e hj controlando tudo. 😭😭

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Descobrir a um mês que meu filho de 9 anos e diabético, estou sem chão, minha alegria foi embora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito difícil quero um conforto Tbem descobri á 8 meses estou muito triste nem gosto de festa mais era tão divertida perdi meu brilh

      Excluir
  8. Descobri a dois meses que minha filha com 9 anos também é portadora da diabetes tipo 1,foi um choque imenso, mas graças a Deus tudo está dando certo . Aceitar e conviver, acreditar que há um Deus Vivo que nos ajuda e nos carrega nos braços! Existem problemas que são piores! Que nos nunca percamos a felicidade é a alegria de viver!

    ResponderExcluir

Diabetes infantil