Pular para o conteúdo principal

Complicações agudas do diabetes

As complicações agudas mais relacionadas ao diabetes são a hipoglicemia (glicose baixa) e a hiperglicemia (glicose alta) e suas conseqüências.

O que é hipoglicemia?

Hipoglicemia significa baixo nível de glicose no sangue. Quando a glicemia está abaixo de 70 mg/dl podem ocorrer vários sintomas. Em casos de ocorrência de hipoglicemia, sempre informe seu médico a respeito disto, para se ter uma melhor prevenção e melhor tratamento nestes casos.

Sintomas da hipoglicemia:

  • Suor exagerado, tremores finos ou grosseiros de extremidades, nervosismo,
  • Sensação de fome aguda,
  • Dificuldade para raciocinar, irritabilidade, confusão mental, sonolência,
  • Sensação de fraqueza com um cansaço muito grande,
  • Tontura, dores de cabeça, visão turva,
  • Em casos mais graves podem ocorrer convulsões e até mesmo estado de coma.
É importante que os amigos, parentes e professores da pessoa com diabetes saibam que ela está em uso de insulina ou de antidiabéticos orais, além de conhecer os sintomas da hipoglicemia. Assim, já poderão fazer o diagnóstico de hipoglicemia e iniciar medidas práticas para elevação da glicose.

Causas que favorecem o aparecimento da hipoglicemia:

  • Doses excessivas de insulina ou de antidiabéticos orais;
  • Atraso em se alimentar;
  • Muito exercício físico sem controle ou monitorização adequada da glicemia;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

O que fazer em casos de hipoglicemia?

Sempre carregue com você alguma forma de açúcar (balas e doces) e coma assim que você sentir os sintomas de hipoglicemia (se você tiver um aparelho portátil para medir a glicose e de fácil acesso, dose sua glicemia antes para melhor confirmação da hipoglicemia).
A depender da intensidade dos sintomas, você pode ainda:
  • Tomar meio copo d’água com duas colheres de sopa de açúcar,
  • Tomar meio copo de suco de qualquer fruta,
  • Tomar meio copo de refrigerante não dietético,
  • Tomar um copo de leite,
  • Comer uma a duas colheres de sobremesa de açúcar ou mel.
Se após 15 minutos os sintomas de hipoglicemia ainda persistirem, tome mais uma porção dos alimentos ou bebidas listados logo acima.
Se estiver na hora de uma refeição, coma a fruta ou beba o suco primeiro, depois coma o resto de sua refeição.
Casos severos de hipoglicemia podem causar perda da consciência, convulsões ou estado de coma. Nestes casos, quem estiver por perto do paciente deve acionar um serviço médico de emergência imediatamente.
Pergunte ao seu médico com relação a injeções de glucagon. A aplicação é subcutânea. Glucagon é um hormônio que promove rápida elevação da glicose sanguínea, e pode ser de muita valia em casos severos de hipoglicemia, onde o paciente perde a consciência e não tem condições de se alimentar para repor a glicose.

O que é hiperglicemia?

Hiperglicemia corresponde à elevação das taxas de glicose no sangue. A depender do nível de glicose observado, o paciente pode apresentar vários sintomas.
Algumas doenças infecciosas como gripes, amigdalites, pneumonias e infecções urinárias podem levar a uma descompensação do tratamento de um paciente com diabetes, levando a hiperglicemia e suas complicações.
Outros fatores que podem levar a uma descompensação do controle do diabetes estão relacionados ao uso inadequado de medicações, dietas muito calóricas e a desidratação.

Sintomas da hiperglicemia:

  • Muita sede e às vezes fome também,
  • Pele seca, boca seca, desidratação,
  • Visão borrada ou turvação visual,
  • Fadiga ou cansaço,
  • Perda de peso.
Se não tratada a tempo, a hiperglicemia pode levar à desidratação intensa, náuseas, vômitos, sonolência, dificuldades para respirar e até mesmo ao coma.

O que fazer em caso de hiperglicemia?

Nestes casos, procure um médico ou um serviço de saúde mais próximo para um diagnóstico e tratamento adequados.          Fonte:www.bancodesaude.com.br/diabetes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita caseira de sorvete diet

Oi pessoal!
Eu faço contagem de carboidratos mas sempre que posso eu mesma faço minhas receitinhas em casa na versão diet.
Procurando aqui na net achei essa receita de sorvete,primeiro fiz na versão original,ficou uma delícia todos aqui em casa aprovaram,depois fiz na versão diet,substituí o açúcar por adoçante em pó Tal & Qual.
O leite condensado eu mesma fiz na versão diet.
Segue a receita do leite condensado diet e depois do sorvete!
Dicas:A receita é de sorvete de morango,mas já fiz de chocolate, basta substituir por achocolatado diet 2 colheres de sopa,conheço o da marca Gold,para sabor creme basta adicionar 1 colher de chá de essência de baunilha e por aí vai!









Receita do leite condensado diet:Ingredientes:
1 xícara de chá(200ml) de leite em pó desnatado;¼ de xícara de chá de água fervente;½ xícara de chá de adoçante em pó;1 colher de sopa de margarina light.Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma pasta homogênea;
Após esfriar o leite condensado di…

Depressão e diabetes

Olá pessoal!Tudo bem?
Hoje irei falar de um assunto, que queria já poder ter falado a tempos aqui no blog, como forma de alertar e tentar ajudar, pois já passei por isso e não desejo para ninguém:DEPRESSÃO.
Eu nesses anos de diabetes já tive depressão algumas vezes e vou explicar o que eu senti e como consegui reverter.
A depressão começa, mas não sabemos que estamos com depressão, eu achei que estava apenas com desânimo ou que estava ficando doente,mas era um desânimo constante e nada me deixava feliz, sentia uma tristeza profunda que não parecia caber dentro de mim.
A primeira vez, acho que eu tinha uns 16 anos, eu chorava todos os dias, só queria dormir o dia inteiro, sentia muita fome e glicemias ficaram tão alteradas que acabei entrando em cetoacidose diabética, ficando uma semana internada até glicemia normalizar.
Depois que saí do hospital, já não estava mais sentindo aquela tristeza,pois o choque de ter sido internada e o estado que fiquei, me fez querer melhorar,para sair do hospi…

Hipoglicemia com desmaio e convulsão

Olá pessoal! Já até perdi as contas de quantas  vezes tive crises de hipoglicemia com desmaio,acordar no hospital toda molhada devido ao suor frio,tremendo muito,um frio insuportável!
Mas hoje vou relatar o que aconteceu,eu tive uma crise de hipoglicemia com convulsão,não lembro bem quando foi,mas acredito que uns 4 meses atrás.Eu estava numa espécie de sonho,um barulho parecendo um zumbido,tipo como se tivesse tudo rodando,num corredor com uma névoa esbranquiçada,não via o final desse corredor,tudo rodava,rodava e eu tentando puxar o ar,olhei para cima e acordei meio que sobressaltada,cabeça confusa,tentando entender o que estava acontecendo,a cabeça da gente parece que entra em suspensão,tentei colocar as imagens no lugar como um quebra-cabeça e finalmente acordei.Com os sintomas acima relatados,frio,tremedeira,perguntando pelas meninas(minhas filhas).
Impossível acreditar que mesmo com a bomba  de insulina,tive essa hipo severa,mas tive...não estou podendo usar o sensor,culpa do Esta…