Pular para o conteúdo principal

Pequenos prazeres: quando o sabor e o cuidado caminham juntos

Às vezes, a lista de "não posso" parece maior que a de "posso". Mas, ao longo deste primeiro mês, descobri que o prazer de comer não precisa ser proibido. Ele só precisa de um pouco mais de criatividade. Cozinhar para mim mesma — e para a minha família — tornou-se uma forma de meditação e um cuidado com o rim que agora é parte de quem eu sou.

Hoje, quero compartilhar com vocês duas receitas que fazem sucesso aqui em casa: uma para quando queremos algo salgado que conforta, e outra para quando o coração pede um doce sem culpa.

1. Salgado: Nuvens de frango e ervas (almôndegas leves)

Ideal para o almoço ou jantar, por ser proteína magra e de fácil digestão.

 Ingredientes: Peito de frango moído, um pouco de cenoura ralada bem fininha (cozida para ficar macia), coentro ou salsinha e um fio de azeite.

 Preparo: Misture tudo e modele pequenas bolinhas. Grelhe em frigideira antiaderente com um fio mínimo de azeite( pode ser na Airfryer)É simples, não irrita o estômago e é perfeito para o controle do diabetes.

 2. Doce: Creme de maçã e canela

 Ingredientes: 2 maçãs sem casca picadas, um pouquinho de água, canela em pau e cravo.

 Preparo: Leve tudo ao fogo baixo até a maçã desmanchar quase por completo, virando um purê. Retire os temperos e sirva morno ou gelado. A canela ajuda a dar um toque adocicado sem precisar de açúcar.

Lembrem-se: o segredo é a mastigação lenta e o prazer de estar à mesa com quem amamos!

Diário da Recuperação

 Como me sinto hoje: Muito aliviada e otimista com os novos resultados.
 O desafio da semana: Manter a disciplina com a dieta, mesmo nos dias em que o cansaço tenta nos desanimar.
 Uma vitória: Meu potássio finalmente caiu para 5,2! É uma conquista que mostra que todo o cuidado com a alimentação está valendo a pena.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita caseira de sorvete diet

Oi pessoal! Eu faço contagem de carboidratos mas sempre que posso eu mesma faço minhas receitinhas em casa na versão diet. Procurando aqui na net, achei essa receita de sorvete. Primeiro fiz na versão original. Ficou uma delícia! Todos aqui em casa aprovaram, e depois fiz na versão diet, substituindo o açúcar por adoçante em pó Tal & Qual. O leite condensado eu mesma fiz na versão diet. Segue a receita do leite condensado diet e depois do sorvete! Dica: a receita é de sorvete de morango, mas já fiz de chocolate. Basta substituir por achocolatado diet (2 colheres de sopa) ou cacau em pó sem açúcar (utilize 1 colher de chá, pois ele é mais forte). Para sabor creme basta adicionar 1 colher de chá de essência de baunilha e por aí vai! Achocolatad diet Gold imagem retirada da net Adoçante que utilizei imagem retirada da net Suco Fit morango zero açúcar foi o que utilizei Receita do leite condensado diet: Ingredientes: 1 xícara de chá(200ml) de leite em pó desnat...

FreeStyle Libre-Post atualizado

Olá pessoal! Tudo bem com vocês?Antes do Libre ser lançado no Brasil, eu fiz um post que vocês podem conferir nesse link:  FreeStyle Libre . Hoje vou falar mais um pouco de como ele funciona, de como e onde comprar. O Libre é um sensor da Abbott . O leitor do Libre mostra os dados da glicose coletados pelo sensor. A leitura é rápida,apenas 1 segundo mostra os dados da glicemia das últimas 8 horas e uma seta de tendência mostrando se a glicose está subindo ou baixando ou mudando lentamente. O leitor do Libre também é um glicosímetro, eles funciona com as fitas FreeStyle Optium. O sensor pode usado na piscina, praia ou rio até 30 minutos,mais é necessário proteger com uma fita tipo a Tegaderm. Ele tem uma memória que guarda os valores até 90 dias. É possível transferir os dados armazenados do leitor para um computador, para poder analisar melhor os dados,mais é precisar baixar um software disponível no site do FreeStyle Libre. A venda dos sensores é feita pelo site da Abbott...

Diabetes infantil

Diabetes infantil, minha mais nova realidade. Primeira sensação é de desespero, de não acreditar que aquilo possa estar acontecendo, mais a realidade é cruel e sim era verdade: Minha filha está com diabetes! Um milhão de coisas passam pela nossa cabeça, sentimento de impotência, de culpa, de achar que pode ter passado de mãe para filha, estou agora vivendo o outro lado da história, agora além de paciente portadora de DM1 agora sou mãe de uma DM1. Chorei, me senti a  pior mãe do mundo, mais ao ver aquele valor altíssimo no glicosímetro voltei a realidade. Eu precisava agir! Levei no PS, pedi ajuda ao meu endocrino para as doses iniciais de insulina, já que no pronto socorro não quiseram aplicar alegando ela ser do tipo 2! Absurdo né? Glicemia em 400 e liberaram 5 horas depois com glicemia acima de 300( a história é longa) já levei no endocrinologista infantil, ela já entrou na insulina, agora aguardando os exames ficarem prontos para confirmar se é mesmo tipo 1, tudo indica que sim....