Pular para o conteúdo principal

PAAF(Punção aspirativa por agulha fina) da tireoide

Olá pessoal!Tudo bem?
Hoje vou contar sobre um exame que terei de fazer que chama-se PAAF(Punção aspirativa por agulha fina)pois na consulta com minha endocrinologista ela diagnosticou um nódulo apenas apalpando minha garganta,além do diabetes tenho também hipotiroidismo,que foi diagnosticado quando eu estava grávida da minha filha mais velha,isso lá em 2005 e desde então tomo o Puran para manter as taxas de T3 e T4 normais.
O que é hipotiroidismo?
Hipotiroidismo é uma disfunção na tireoide(glândula que regula importantes órgãos do organismo),se caracteriza pela queda na produção dos hormônios T3 e T4.
Achado esse nódulo,minha médica pediu um exame chamado PAAF,que é feito tirando uma pequena amostra com agulha guiado por um ultrassom,essa amostra depois é analisada e o resultado entregue dias depois.
Minha primeira pergunta para médica foi se esse nódulo ter aparecido era culpa da diabetes(coitada da Tia Beth leva culpa de tudo!kkkkkk)A resposta foi não e na maioria dos casos esse tipo de nódulo aparece sem causa conhecida e ás vezes pode-se ter casos na mesma família(procurei saber e ninguém próximo tem ou teve nódulo na tireoide),a deficiência de iodo na dieta é uma causa muito comum em desenvolver nódulos.Mas no meu caso será preciso investigar. 
Confesso que quando ouvi as palavras benigno e maligno já me veio a palavra câncer na cabeça e bateu o desespero!Perguntei  para minha médica tudo que pude e pesquisei muito sobre o assunto na net,a parte boa que na maioria dos casos esse nódulo é benigno,o tratamento é a cada 6 a 12 meses é preciso monitorar o nódulo,esse acompanhamento envolve exame físico(apalpando a tireoide),exame de ultrassom da tireoide e caso o nódulo continue crescendo será preciso repetir a biópsia por agulha fina,que é o exame que irei fazer.Caso o nódulo,mesmo que benigno, continue a crescer o médico pode recomendar a remoção cirúrgica para retirar o nódulo.
Irei fazer o exame na terça,dia 16/08 e conto aqui qual foi o resultado.
Entendendo o exame PAAF:a punção da tireoide é realizada através da aspiração de uma pequena quantidade de tecido por uma agulha bem fina.Utiliza-se o termo PAAF(Punção aspirativa com agulha fina),quando um nódulo não é bem identificado,a punção deve ser feita com a orientação de uma ultrassonografia,desse modo a área suspeita será bem identificada permitindo a retirada do material com muita precisão.
Fui orientada a não tomar nenhuma medicação que contenha  Ácido Acetil-Salicílico como por exemplo Aspirina,Melhoral,etc ou anticoagulante,7 dias antes e 7 dias depois de fazer o exame(não uso nenhum desses medicamentos citados acima)
Confesso que estou um pouco apreensiva pois é um exame que nunca havia feito,mas parece ser bem tranquilo. Assim que fizer o exame escrevo outro post contando como foi e o resultado!
Abaixo uma imagem que ilustra mais ou menos como será feito o exame!
Beijos a todos!












Comentários

  1. Olá Cris
    Foi muito bom este artigo para saber mais sobre este problema, eu tive a dois anos atrás uma disfunção da gladula que agora está regulada e que não precisei tomar remédio, mas mesmo assim tenho de fazer os exames para saber se está tudo bem, espero que não tenha nada de grave, fica tranquila.
    Bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone!
      Eu estou aguardando a consulta com um médico especialista de cabeça e pescoço,pois deu como nódulo suspeito de malignidade,minha endocrinologista não quis repetir a PAAF como foi pedido e já me encaminhou para o especialista.Terei consulta com ele semana que vem e dependendo do que ele falar,farei um novo post explicando tudo mais detalhado!
      Adoro seu blog!Beijos!!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog