domingo, 10 de março de 2013

Conversa com uma senhora no mercado

Outro dia no mercadinho do meu bairro,uma senhora me perguntou:
'"Teria como vc ler para mim se esse biscoito contém açúcar?Meu marido é diabético e gostou muito dele,mas a enfermeira outro dia foi lá em casa e me falou que continha açúcar..."
O biscoito era light da marca Bauducco (imagem biscoito Bauducco),eu li e respondi:
"O biscoito contém açúcar..."
Olhei também os carboidratos e eram 18g em 7 biscoitos
Ela me respondeu:
"Mas meu marido gostou tanto desse biscoito,comeu quase meio pacote outro dia..."
Falei que era melhor o marido comer o integral da mesma marca pois demoraria mais tempo para glicemia subir e ela me perguntou:
"Esse integral tem açúcar?"
Respondi que sim mas que era pouco e tentei explicar que o biscoito por ser integral seria melhor,pois demoraria mais tempo para glicemia subir..."
Ela pegou 2 pacotes e pareceu não estar convencida e falou:
"Mas teria de ser um sem açúcar e blá blá blá..."
Falei:
"Seu marido faz dieta direitinho, faz medição das glicemias,tem acompanhamento médico...?
Ela responde:"Ele não gosta de ir em médico,é um custo levar,mas ele faz dieta direitinho(ela havia me falado que ele comeu meio pacote do biscoito),não está fazendo as medições porque estamos sem as fitas,mas se cuida direitinho e blá blá blá..."
Por fim eu vi que não adiantaria mais tentar ajudá-la e procurei um biscoito cream cracker e achei um da marca Aymoré,pois esse não tinha açúcar e falei:
"Fala com seu marido comer apenas 5 desse,pois se ele comer demais mesmo sendo sem açúcar vai fazer a glicemia subir..."
Por fim ela pareceu satisfeita e agradeceu pela ajuda.
Depois desse episódio fui pegar as coisinhas do lanche das meninas que eu tinha ido comprar e saí pensando:Tentei ajudar,na verdade orientar mas não adiantou...Fiquei meio triste com isso, tentei ajudar mesmo não tendo sucesso,todos os diabéticos deveriam ser orientados a terem cuidado com os carboidratos e não só com o açúcar adicionado,mas essa  é a realidade da maioria dos diabéticos que não tem muito acesso a informação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diabetes infantil