quinta-feira, 15 de outubro de 2015

A bomba de insulina e eu

 Olá pessoal!Tudo bem com vocês?Como prometi,segue o post sobre como consegui minha bomba!
Primeiro,é necessário ter utilizado todas as terapias fornecidas pelo SUS(insulinas NPH  e Regular) e também as insulinas Lantus ou Levemir,não tendo sucesso com esses tratamentos aí sim pode-se dar a entrada com o processo.Depois fiz o teste durante 1 mês com a bomba,fiz apenas com a da Medtronic  pois eles enviam tudo gratuitamente,a da Roche eles cobram o teste,só não sei dizer o valor porque não fiz com eles...aconselho  fazer o teste com as duas e de preferência com o sensor,pois aí vocês poderão escolher a bomba que você melhor adaptar!
Eles enviam tudo,menos a insulina,sensor e fitas para medição,fiz o teste apenas com a bomba sem o sensor e nem preciso dizer que amei neh? Glicemias lindas com apenas 1 mês de teste!
Teste feito,meu endocrinologista fez um laudo mostrando todos as vantagens de utilizar a bomba,qualidade de vida,glicemias controladas,ótima adesão a nova terapia,dedicação,fazia de 8 a 10 picadinhas diários para medir a glicemia nos horários estabelecidos pelo meu médico.Isso tudo e muito mais estava em meu relatório.
Com relatório em mãos,tentar descobrir como dar entrada com meu processo e eu comecei da forma mais difícil,tentando pegar um documento com a secretaria de saúde da minha cidade,dizendo se o município fornece ou não a bomba e os insumos mensais (geralmente eles negam),mas conseguir esse documento foi uma luta!Eles acharam que eu iria dar entrada contra a prefeitura,eu ia mesmo kkkkkk,enrolaram o máximo que puderam a ponto de eu chorar,acreditem,não foi fácil,foram meses de espera,já nem lembro quantos...
Abri um Boletim de Ocorrência alegando que a secretaria de saúde da minha cidade estava negando uma informação por escrito que eu tinha direito,saber se eles forneciam ou não a bomba,só assim consegui a bendita negativa!Ufa! 
Depois disso,procurei a defensoria pública,uma advogada excelente,segundo ela,era o primeiro caso de bomba de insulina que ela pegava,imaginem meu medo!Ela me pediu uma lista com tudo que era preciso para dar entrada com o processo,segue alguns que eu lembro:
Xerox de carteira de identidade,CPF,comprovante de residência,a bedita negativa da secretaria de saúde,laudo do meu endocrinologista,se tiver patias relacionadas ao diabetes,laudo médico também(o meu é dos rins)exames comprovando o problema renal,dois exames hemoglobina glicada  e glicemia jejum com intervalo de 3 meses,todas as entradas que dei com hipoglicemia desmaiada no hospital,orçamento da bomba e dos insumos(a Medtronic forneceu esse orçamento),orçamento da insulina(Novorapid) e das fitas,receita em duas vias da bomba e insumos,eles serão necessários na hora que for retirar sua bombinha.
Dei entrada contra o Estado,mas hoje recomendo a vocês dar entrada contra a União,aqui em Minas vive faltando insumo,a história é longa,contarei depois,município nem pensar!Tenho uma conhecida que deu entrada contra o município e recebeu insumos apenas duas vezes!E olha que é mandato judicial! 
Voltando,a resposta depois de dar entrada com o processo foi super rápida!Minha advogada deu um número para eu poder seguir o andamento do processo pela net e o resultado foi o seguinte:"Concedida a antecipação de tutela "quer significa,ganhei minha bomba!!!!
No dia não acreditei!Foi presente de aniversário!Lembro bem do dia!Só felicidade!
Mas para receber a bomba foi outro tormento!!!Meses de espera!Consegui um número da secretária de saúde de Belo Horizonte e a resposta era sempre a mesma!"Está em processo de compra!Está em processo de compra..."
Depois de 6 meses recebi dois telegramas,um avisando da compra das insulinas e outro telegrama avisando da compra da bomba e restante dos insumos!
Precisei pegar meus insumos em outra cidade,com a bomba em mãos,liguei no 0800 que fica na caixa da bomba,onde eles fazem um cadastro e enviam uma educadora em diabetes para fazer a instalação da bomba e do sensor!A educadora demora um pouco,elas costumam vir em nossa casa,eu optei em ir em Belo Horizonte fazer a instalação,pois assim seria mais rápido!
Instalei a bomba e sensor no início de maio desse ano e hoje digo:Estou muito feliz!Pois tenho qualidade de vida que a muito tempo não tinha!Poder dormir sossegada,sem medo de acordar num pronto socorro não tem preço!
Meu marido e minhas filhas agradecem!
Beijos!!!
Cris Costa








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diabetes infantil