sábado, 23 de agosto de 2014

Processo para recebimento da Lantus





Olá pessoal!
Recebo a Lantus (Glargina)há 2 anos via processo administrativo.Não há necessidade de recorrer a justiça.
Para dar entrada com o processo da Lantus é necessário:
  1. Prescrição do seu endocrinologista;
  2. Ser diabético tipo 1 ou LADA com diagnóstico clinico e laboratorial devidamente comprovado com os exames de Peptídeo C e marcadores de autoimunidade(anti-insulina,anti-GAD 65 ou antitirosina fosfatase IA2 e IA2B);
  3. Falha com o uso de esquemas de insulinas disponibilizados pelo Sus(NPH E Regular);
  4. Persistência de mau controle glicêmico nos últimos 12 meses,com hemoglobina glicada alterada(com 2 pontos acima do valor máximo para o método);
  5. Ocorrência de hipoglicemia grave,caracterizada por glicemia menor que 50 mg/dl,necessitando de ajuda de terceiros nos últimos 6 meses;
  6. Hipoglicemia despercebida;
Os documentos necessários são:
  • Cópia dos documentos do paciente:CPF, identidade,CSN(Carteira Nacional do Sus),comprovante de residência,declaração autorizada(para menores de 18 anos);
  • Prescrição médica da Lantus(Glargina) em 2 vias;
  • Termo de consentimento informado;
  • Laudo de solicitação(esse laudo você pegará com a farmacêutica da prefeitura);
  • 2 copias dos resultados de exames de glicemia jejum e hemoglobina glicada com intervalo de 3 a 4 meses entre elas;
  • Para os casos de diabetes LADA,ou diabetes tipo 1 tardio,pelo menos um dos marcadores de autoimunidade(anti-insulina,anti-GAD 65) e 1 exame de peptídeo C;
  •  Anexar todos os prontuários de entradas com hipoglicemia no hospital(eu tenho várias entradas com hipo desmaiada);
Depois é só entregar esses documentos para farmacêutica da prefeitura,a resposta costuma ser em 3 meses.
Depois do processo aprovado,você deverá de 3 em 3 meses fazer a renovação,é mais papelada para preencher,a farmacêutica dará o Laudo de renovação,você deverá anexar exames de hemoglobina glicada e glicemia jejum,receita médica em 2 vias da quantidade da Lantus utilizada,laudo médico.
Essa é a parte chatinha,de 3 em 3 meses você terá de provar para o Estado que com o uso da Lantus seu controle glicêmico melhorou.
Mas se a hemoglobina glicada permanecer alta,o Estado indefere(nega) o fornecimento da Lantus,como foi em meu caso...
Minhas duas últimas glicadas deram mais altinhas(problemas pessoais,com minha saúde,minha filha adoeceu, teve hepatite A e isso me abalou muito)minhas glicemias nesse período ficaram uma loucura!
Por conta da glicada alta o Estado negou!
Terei de entrar com o processo todo novamente...passar por toda aquela burocracia,esperar 3 meses para saber se o Estado vai aprovar ou não.
Mas sou brasileira e não desisto nunca!Se negarem entro novamente até conseguir! 

3 comentários:

  1. Caro Blogueiro, estamos organizando o II Encontro de Blogueiros da Saúde, este ano, realizaremos o I Encontro de Blogueiros de Diabetes e para que você seja nosso convidado, queremos te convidar a preencher o formulário online neste link: https://docs.google.com/.../1-o4N8kxX2buKs3Tt.../viewform...

    Será um prazer podermos aproximar nossos contatos.

    Blogueiros da Saúde

    ResponderExcluir
  2. Difícil controlar essa glicose acordei um dia desses quatro da manhã com minha glicose em 16 tomei água de açúcar p ela subir rápido e apaguei quando acordei ela estava em 500 ai eu fiz oito de regular e ela abaixou muito de novo complicado

    ResponderExcluir
  3. Difícil controlar essa glicose acordei um dia desses quatro da manhã com minha glicose em 16 tomei água de açúcar p ela subir rápido e apaguei quando acordei ela estava em 500 ai eu fiz oito de regular e ela abaixou muito de novo complicado

    ResponderExcluir

Diabetes infantil