terça-feira, 11 de março de 2014

Teste com a bomba de insulina

Olá a todos!Fiz o teste com a bomba de insulina no mês de novembro de 2013 e simplesmente amei!Por indicação do meu endocrinologista pois minhas glicemias estão de difícil controle,hipos e hipers sem explicação.
Vou tentar explicar o processo inteiro,primeiro meu endocrinologista solicitou a Medtronic o teste com a bomba,depois de alguns dias um representante da Medtronic entrou em contato comigo e fez uma pequena entrevista,perguntando tempo de diabetes qual insulina eu utilizava,quantas medições de glicemia eu fazia por dia e se fazia contagem de carboidratos entre outras perguntas que não lembro agora.Depois de três meses recebi a bomba e os insumos(cateter e reservatório)via sedex tudo por conta da Medtronic,eles me pediram para reservar uma ampola(10ml) de Humalog ou Novorapid,eu gastei 1 ampola e meia,eles enviam insumos para fazer o teste por 30 dias,depois desse prazo me orientaram entrar em contato com a Medtronic para eles recolherem a bomba em casa,mas aqui em minha cidade não tem esse serviço,então eles me orientaram postar a bomba por sedex a cobrar.
O teste foi assim,primeiro eu entrei em contato com a enfermeira educadora em diabetes que a Medtronic indicou,ela liga antes assim que o teste é solicitado pelo médico,para agendar o dia da instalação, geralmente a enfermeira vai até sua casa ,no meu caso eu fui até o consultório do meu médico em BH,pois a enfermeira atende lá também e eu estava super ansiosa pela instalação e se fosse esperar para instalar em casa iria demorar pois depende da agenda da enfermeira.
A instalação foi super tranquila,a enfermeira explica todo o passo a passo da instalação,a primeira instalação a enfermeira faz,como a troca de insumos é com 3 dias precisei voltar e fazer junto com a enfermeira me orientando tudo sozinha,me atrapalhei em algumas partes mais no final consegui trocar os insumos.
O primeiro dia com a bomba foi hipoglicemia o dia inteiro,fazia a contagem mas não jogava insulina,o segundo dia também hipo o dia inteiro,as hipos melhoraram do terceiro dia em diante.
Como eu usava a Humalog tive uma certa dificuldade de tirar as bolhinhas que se formavam quando enchia o cateter,era um saco eu confesso!O perigoso de ficar essas bolhinhas é atrapalhar a quantidade de insulina que entra em seu corpo pelo cateter podendo ocasionar uma hiperglicemia,pois entra ar ao invés de insulina.
Apanhei o mês inteiro para tirar as bolhinhas na troca do cateter,elas me perseguiam rsrsr,segundo minhas amigas bombadas(apelido carinhoso aos usuários da bomba de insulina hahaha)com o tempo se fica craque na hora da troca!
Depois de alguns dias nem notava que a bomba estava ali,grudadinha em meu corpo,tão fácil fazer a contagem,apertar o botão e pronto!Muito prática!Super confortável,amei!Me apaixonei pela bomba!Amor a primeira vista!
Minha glicada caiu de 7,6 para 6,3 em menos de 1 mês em teste e voltou a subir logo depois que tirei a bomba.
O segredo para manter as glicemias controladas com a bomba é fazer contagem de carboidratos,fazer medições de glicemia vááárias vezes ao dia,enfim é se dedicar ao tratamento da diabetes.A bomba não funciona sozinha,se a pessoa não se dedicar não terá o efeito desejado.
A diferença entre bomba de insulina e canetas,em meu caso,é que fazendo isso tudo usando as canetas não consigo ter um bom controle das glicemias como consegui com a bomba,com a bomba consegui ter uma melhor qualidade de vida.
Agora estou correndo atrás dos papeis para entrar com o processo para conseguir uma bomba para chamar de minha rsrsrs,sobre o processo contarei num próximo post.
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diabetes infantil