domingo, 28 de julho de 2013

Mudança de endocrinologista

Meu emocional dependendo de como está atrapalha e muito o controle da diabetes.
Se estou feliz,motivada,tudo fica mais fácil,mas se estou depressiva,preocupada,deixo de comer e quando não como ou pulo uma refeição esqueço de medir a glicemia no horário correto,daí vem as hiper ou hipos.Estava depressiva e as hipoglicemias e hiperglicemias me pegaram de jeito!
Glicada desse mês foi 8,6!Decepção!Já esperava uma glicada mais alta,mas não tão alta!Agora é correr atrás do prejuízo!Ainda está difícil,estou na fase de ajustes nas doses de insulina,acho que ainda não estão corretas.Estou tendo hiperglicemias no pós café e pós almoço,mesmo fazendo a contagem direitinho!
 As hipos que aconteciam a noite reduziram,são raras,tive uma hoje mas foi de leve e resolvi rápido,apenas chupando 3 balas macia normalizou.
Meu esquema de insulina agora está assim:Lantus 15ui ás 9:00h e 10ui ás 21:00h,Humalog 1ui para 10g de CHO no café da manhã e 1ui para 12g de CHO após 12:00h,horário do almoço em diante.
Não sei o motivo mas sempre depois do café  e depois do almoço a glicemia não obedece a contagem,do lanche da tarde em diante funciona direitinho.Como falei acredito que seja ajuste,diminuir a relação CHO insulina,tipo 1/8g CHO,mas isso só meu endocrino para avaliar.
Por falar em endocrinologista,por indicação de uma amiga,troquei de endocrinologista,devido as crises severas de hipoglicemia.
Gostei muito de meu novo endocrino!Ele é ótimo!Me passou uma planilha de glicemia muito fácil de usar,achei bem prática,ela colore automaticamente,hipo é azul,hiper é vermelho e normal é verde.E ainda calcula A1c estimada!A minha bateu certinho o valor!
Me pediu para preencher um recordatório de contagem de carboidratos que é anotar tudo o que se come durante o dia,a quantidade de Humalog usada e anotar os valores das glicemias antes e após as refeições.Adorei!Vi o tanto de coisas que eu estava fazendo errado!
Ele também me passou vários exames,foram 32,nunca tinha feito tanto exame assim,gostei da preocupação dele em  fazer isso,pois senti estar sendo realmente cuidada!
Também consultei com a enfermeira educadora em diabetes, recomendada pelo meu médico,ela atende na mesma clínica,uma equipe que além de médico endocrinologista,atende também enfermeira em diabetes,podóloga,nutricionista,cardiologista e psicólogo,uma equipe completa para o tratamento do diabetes.
Voltando ao post,a educadora me explicou sobre contagem de carboidratos,muita coisa eu não estava fazendo certo,mudou minha relação insulina carboidrato e várias outras coisas relacionadas a contagem,a consulta foi bem longa e proveitosa.
Segundo meu endocrino,eles trabalham em equipe,por isso me pediu para consultar com a enfermeira e também me pediu assim que possível passar pela nutricionista e podóloga.
Meu controle com certeza de agora em diante só tem a melhorar pois estou nas mãos de uma ótima equipe médica!
Beijos!
Cris Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diabetes infantil