sábado, 30 de junho de 2012

Ser mãe e cuidar da diabetes

Quando fui diagnosticada com diabetes há quase 21 anos atrás,eu tinha apenas 10 anos(quase 11 ),foi uma mudança radical em minha vida,mas logo me acostumei,tinha que tomar a insulina NPH todos os dias na época era apenas 1 aplicação na parte da manhã antes de tomar café,cortar o açúcar de tudo,doces nem pensar e reduzir o consumo de massas!Isso eu fiz,na verdade minha mãe fez e foi se passando os anos,quando entrei na adolescência,tive meus momentos de rebeldia,foram alguns,comia doce escondido só para ver se passava mal e teve uma vez que realmente passei mal,fui parar no hospital e só não fiquei internada porque não tinha vaga na enfermaria,orientaram minha mãe a me levar de volta para casa e ir me hidratando com muita água e gelatina diet e assim minha mãe fez.Na época eu não tomava insulina Regular,pelo que me lembro eu não sabia que essa insulina existia,apenas me passaram a insulina NPH para tomar 2 vezes ao dia de manhã e a noite e assim fui sendo "cuidada".Nossa,quando eu lembro dessas coisas sinto como se eu vivesse no tempo das cavernas rs,hoje as coisas evoluíram muito,só não controla a diabetes quem não quer!
Insulina Regular conheci em 2004 em minha primeira gravidez e mesmo assim tive que comprar,depois que ganhei(perdi na verdade)meu primeiro filhinho,deixei de tomar por prescrição médica mesmo!Depois tive todas as outras gravidez usando apenas a insulina NPH e monitorando glicemia de vez em quando, pois as fitinhas eu ainda não recebia do governo,tinha que comprar e elas eram e são até hoje muito caras!Em janeiro de 2008,comecei a receber as tão sonhadas fitinhas,lembro como se fosse hoje,me deram o aparelho e 100 fitinhas,meus olhos brilharam!Mas não me avisaram que eu poderia ir pegando as fitinhas uma vez por mês e fui economizando aquelas 100 fitinhas durante 6 meses,um dia fui buscar a insulina e resolvi perguntar se ainda tinham fitinhas e a atendente me falou que eu poderia estar buscando as 100 fitas de 3 em 3 meses e um tempo depois de 30 em 30 dias!A insulina Regular eu pedi a médica para me receitar pois descobri que eu poderia pegar no hospital,mesmo assim eu recebia um frasquinho de 3 em 3 meses,acho que por isso não tive tantas crises de hipo,um frasquinho de insulina depois de aberto dura apenas 28 dias,está escrito na bula,a médica me passou doses cavalares da Regular!E eu toda inocente sem saber tomava a insulina e depois de um certo tempo fui reduzindo as doses.Quando eu estava grávida eu tinha consultas regulares,fazia inúmeros exames,mas quando ganhei minha filhinha caçula deixei meu tratamento meio que de lado,para cuidar exclusivamente delas,tão bebês e totalmente dependentes de mim,tomava a insulina,seguia a dieta,mas não fui mais ao médico.Depois de 1 ano,resolvi voltar a me consultar regularmente,de cara a médica me xingou,pois eu tinha sumido,me criticou pois segundo ela diabético mal se cuida e ainda mais cuidar de três crianças como foi meu caso!Ela me passou os exames,fiz e quando ficaram prontos levei e ela me xingou novamente,dizendo que o resultado de minha hemoglobina glicosilada estava alto,eu não sabia que exame era aquele rs,a médica me explicou,saí do consultório dela meio que deprê e com raiva também,como ela poderia me falar que eu não poderia cuidar das minhas filhas?Não voltei mais lá!Fui consultando de vez em quando com o médico do posto,ás vezes fazia os exames,ás vezes não fazia,eu consultava era mais para renovar a receita da insulina.Foi assim até ano passado.É difícil sim,cuidar da diabetes e cuidar de três filhas,meu tratamento ficou de lado,se fosse preciso,eu faria e passaria por tudo de novo,sem pensar,só para ter elas!Hoje me cuido mais,me preocupo em cuidar melhor da minha saúde por elas!Quero ter saúde para vê-las crescer!Hoje para mim está mais fácil cuidar da diabetes,com a contagem de carboidratos,insulinas Lantus e Humalog,consigo ter um melhor controle e sem grandes sacrifícios,depois que conheci a canetinha de aplicação de insulina,tomar insulina ficou tão mais cômodo,rápido e fácil!Medir glicemia para mim,não é problema,amo medir!Sério!Só de não ter mais aquelas crises de hipo horrorosas,quando tenho consigo resolver rapidinho,já me motivou a continuar sonhando e tentar realizar meus outros sonhos que até pouco tempo estavam apenas na vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diabetes infantil