sábado, 5 de maio de 2012

Experiência com a Lantus


Comecei a utilizar a Lantus dia 10/03 e vou relatar minha experiência.
Eu tomava 30 unidades de Nph pela manhã e 10 unidades a noite antes do jantar,Regular era em horários e doses fixas,tipo antes do almoço e antes do jantar.
Saiu a Regular e entrou a Humalog que tomava de acordo com as glicemias.Com a Lantus a médica me receitou 40 unidades mas com tantas crises de hipo ela me orientou que quando eu recebesse a Lantus tomar apenas 25 unidades ás 8:00hs da manhã e ir anotando os valores da glicemia para ir regulando até chegar num valor ideal.
Sorte minha que mesmo antes de ganhar o processo administrativo para receber a Lantus,uma grande amiga me doou um frasquinho de Lantus e já comecei a usar! No primeiro dia foi beleza,sem hipos e nem hipers,mas a partir do segundo dia...hiper uma atrás da outra!Fiquei desesperada!"Bebi" Humalog rs mas não adiantava abaixava mais logo subia!Não quis desistir e voltar para Nph pois já sabia que era só ajustar a dose da Lantus!Depois de 15 dias sem conseguir ajustar minhas glicemias que ficaram na casa dos 200,liguei para minha médica,ela me orientou assim:já que meu jejum estava ok não seria necessário aumentar a dose da Lantus,então ela me indicou tomar 3 UI de Regular 30 minutos antes do almoço e se fosse necessário corrigir com a Humalog ,ela também me orientou que se caso eu quisesse poderia misturar as 2 insulinas Regular e Humalog para não precisar me furar duas vezes,mas não foi possível fazer isso pois a Humalog eu tomo na caneta e Regular na seringa.Dia seguinte comecei com as 3 UI de Regular antes do almoço assim fiquei por 1 semana,a glicemia regulou voltou a ficar bonitinha,mas a partir da segunda semana comecei a ter hipos no pós almoço e eu mesma reduzi a dose estou tomando 2 unidades de Regular e agora as glicemias estão ok!Eu estava tendo problemas com meu jejum,estavam sempre acima de 150 aumentei 3unidades da Lantus e passei a tomar 28 unidades mas começou a cair muito sempre na casa dos 30 e poucos então ajustei para 26 UI mas  acho que ainda não está bom, hoje acordei com ela em 159,ontem 51,outro dia 100,outro 66,está variando,hoje tomei 27 unidades da Lantus vamos ver como fica amanhã.
Acho de tanto eu ligar para farmacêutica,ela resolveu me passar um frasquinho da Lantus de uma paciente que não estava buscando,o problema frasco está quase no fim,liguei para farmacêutica novamente e ela me informou que a paciente voltou a pegar as insulinas que já estavam la há 3 meses e por isso não tinha como me passar outra ,ela ainda me falou que se caso a tal paciente não tivesse pegado ela iria me passando as insulinas até meu processo ser aprovado,mas não deu,fiquei triste mas fazer o que!Ainda bem que ainda tenho a Lantus que minha amiga me doou!
Ontem encontrei com a médica aqui do posto chegando,parei ela na rua e expliquei que precisaria do pedido do exame urgente pois era só com esses exames que meu processo seria liberado,ela foi muito atenciosa e me passou os exames que eu estava precisando que foram:glicemia de jejum,pós prandial e hemoglobina glicada!Ainda bem que encontramos pessoas boas em nosso caminho!Uma coisa tão simples de resolver!Ainda bem que resolvi!Vou fazer os exames nesta segunda e assim que ficar pronto levo para farmacêutica e torcer para que desta vez não falte mais nada e meu processo seja liberado!
Com a Lantus eu estou me sentindo mais segura,não tenho mais medo de sair sozinha,ainda tenho as hipos mas são mais leves.É uma sensação de liberdade que há muito tempo eu não sentia.
Liguei para farmacêutica semana passada para saber como está a situação das fitas,ela me falou que já normalizou a entrega das fitas, mas as lancetas estão sem previsão de entrega e estou sem receber já não sei a quanto tempo,agora como ficamos?Vamos furar o dedo com o que?Na cidade de minha amiga em Piranga aqui mesmo em minas, ainda não normalizaram a entrega da fitinhas e as lancetas passaram estas que vocês podem conferir melhor  no blog da minha amiga Dani,Diabetes e daí?, fiquei horrorisada com o tamanho da lanceta!
Eu não teria coragem de furar meu dedo com essa lanceta!E você?!





               

3 comentários:

  1. Gente, me chamo Emmanuel e sou diabético há 13 anos. Sempre usei NPH quase 12 anos, quando o meu médico pediu para começar usar lantus que seria bem melhor o controle. Confesso fiquei super empolgado pois era uma insulima "importada", e poderia ajudar no controle. Pior besteira da minha vida na consegui controlar de maneira alguma a diabete e após 6 meses de uso deu alteração no meus exames fudeu de olho. Voltei urgente para NPH e troquei a regular pela rápida Apidra. Fiz um teste com bomba de insulina por 1 mês melhor coisa do mundo... agora voltei usar a insulina manual até entrar com processo para adquirir a bomba de infusão. Vamos 10 dias de volta para rotina e diabete super controlada, comendo de tudo. Na verdade assustei com a quantidade de unidade nos depoimentos, eu uso 30 NPH dia/ Noite e apidra antes de comer qualquer coisa. O segredo é aprender contagem dos alimentos.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal eu usava a nph até ontem aí ontem tive consulta com meu endocrinologista ele me passou pra lantus 17 unidades pela manhã comecei hj de manhã glicemia antes do almoço 200 e antes de jantar 204 será q ainda vão se estabelecer porq é o primeiro dia até meu organismo se acustumar fikei preocupada!!!

    ResponderExcluir

Diabetes infantil