segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Férias,consultas e controle

Começou as férias escolares de minhas filhas,o legal é que minha casa está uma bagunça só rs,mas eu gosto!Estou feliz com as novidades em meu tratamento comecei com contagem de carboidratos,que maravilha!Números tão bonitinhos em me glicosímetro!Dei entrada com a papelada para receber Lantus via processo,estou ansiosa pois com a Nph tem os picos e em consequência hipoglicemias mesmo sem tomar a Humalog!Minha hemoglobina glicosilada deu uma melhorada e estou querendo melhorar ainda mais!Tem dois dias que minhas glicemias estão tão bem, que não estou precisando tomar a humalog!Hoje deu uma subida mas não muito e tive que corrigir mas é porque ontem jantei um pouco tarde e meu jejum amanheceu em 150 mas agora está 83, ótima!Este ano aconteceram várias coisas boas em minha vida!Conheci pessoas maravilhosas,a Cristiane,a Dani Yumi,a Silvia Onofre,a Luana Alves,e várias outras pessoas,a maioria eu só conheço virtualmente mas são exemplos de vida,são mães que cuidam de seus filhos com diabetes,são diabéticos como eu que sempre estão naquela constante luta para manter suas glicemias normais e todos eles vivendo uma vida normal sem deixar de se cuidar!Estou tendo um tratamento hiper adequado,e como pode eu ter demorado tanto para descobrir tratamentos tão eficazes para o controle da diabetes!Sempre achei que era impossível controlar minhas glicemias,mesmo "fechando"a boca minhas glicemias estavam nas alturas ou baixas demais!Minhas glicemias sempre viviam na casa dos 250,300,400 e por aí vai...ou então hipoglicemias severas a ponto de eu acordar várias vezes num hospital toda furada no soro por eu desmaiar dormindo e meu esposo ter que me levar correndo para o hospital,mas isso era por conta da insulina regular que demora e muito para fazer efeito e culpa de uma médica doida que me passou as seguintes quantidades da insulina regular:se glicemia 200 ou mais 4 unidades,250 ou mais 8 unidades e acima de 300 12 unidades,isso em qualquer horário e nem teve o cuidado de me explicar que a noite mesmo a glicemia estando alta eu não deveria tomar doses tão altas de insulina e resultado hipoglicemias noturnas quase todos os dias e direto eu parar no hospital!Como disse uma amiga minha,acho que a médica já queria me matar de uma vez me passando essas doses de insulina.A tal médica há 3 anos atrás e há uns 15 dias consultei com ela disse que por conta de minha ureia e creatinina estarem alteradas de eu ter 20 anos de diabetes,de está com hemoglobina na casa dos 9,1% que eu não escaparia da hemodialise!Imagina como fiquei!Quase entrei em depressão!Nunca consegui hemoglobina glicosilada abaixo dos 8%,mas também no sobe e desce que estavam minhas glicemias nem podia.Se eu não comia era hipoglicemia na certa,se eu comia era hiper aff!Tive a ponto de desistir pois toda vez que ia medir minhas glicemias eu sabia que estaria aqueles números horrorosos!Na verdade eu só media 2 vezes ao dia no horário que eu tomava a insulina Nph e corrigia com  regular mas nunca consiguia controlar como devia.Fiz novos exames e levei para minha endocrinologista ver e ela  disse que devido ao meu bom controle eu não vou precisar de fazer isso não(hemodialise)que era um pouco de exagero da médica,minha ureia e creatinina estão quase normais,mas ela me pediu uma segunda opinião com outro nefrologista mas que era para eu não me preocupar que era só eu manter minhas glicemias normais,fazer caminhada,e que reverto isso fácil, a minha endocrinologista me pediu para consultar com outro nefrologista  era mesmo para eu ficar mais tranquila.Na verdade eu já estou tranquila sei que com controle adequado que já estou tendo, isso não vai para frente segundo minha médica mesmo me falou.Até já marquei a consulta com o nefrologista que ela me indicou vai ser amanhã 16/12.
Agora faço 5 medições diárias por dia,recebo do governo 100 fitinhas,até tentei pegar mais uma caixinha mesmo com receita médica e a atendente me falou que são apenas 2 caixinhas por paciente!As outras 50 eu estou comprando,só assim com essas 5 medições estou conseguindo manter minhas glicemias boas,estou medindo antes do café da manhã,antes do almoço,antes do lanche da tarde e antes de dormir e está dando certo!Minha hemoglobina glicosilada em 2 meses de 9,1% baixou para 7,6% mas quero melhorar ainda mais este valor!Isso devo a minha amiga Cristiane que me indicou uma ótima endocrinologista e estou seguindo tudo a risca!O engraçado é que o governo diz que 3 medições diárias são suficientes para um bom controle da diabetes,ontem mesmo minha amiga foi nas farmácias populares tentar pegar a insulina regular que está na lista de medicamentos de controle de diabetes e nenhuma delas tinha a insulina regular!Eu mesma já tentei pegar a Nph nas farmácias e eles sempre falam que não receberam e tenho que pegar no hospital que na maioria das vezes está com filas imensas e atendentes meio de cara amarrada.Se temos direito de pegar nas farmácias populares porque nunca está disponível?Temos o direito de pegar tanto a insulina na caneta como o frasquinho para tomar com seringa mas não tem nenhum dos dois!E palavras de minha amiga"para comprar com certeza eu consigo!"as atendentes das farmácias disseram que a insulina regular está em falta,dá para acreditar?Por curiosidade fui na farmácia,levei a receita e eles me falaram a mesma coisa que a insulina tanto regular quanto a Nph estão em falta,que não receberam que pegar eu só consigo no hospital mesmo.Se estão na lista de medicamentos porque não estão disponíveis?Para eu mesma, seria tão mais fácil pois eu não teria que me deslocar até o hospital,enfrentar fila...semana passada peguei as fitinhas e as insulinas no hospital e lá me avisaram que não tinha seringa e nem lancetas,e lá vai mais um gasto com o que temos direito de receber!Sempre estão em falta as lancetas e as fitinhas é impressionante,e olha que só recebo 15 seringas e as lancetas são de 3 em 3 meses!Recebo 100 fitas por mês e 100 lancetas de 3 em 3 meses,vou comprando fazer o que?Fico pensando que não tem condições de comprar como que essas pessoas fazem?
Entrei naquele site do Glicemias Online e passei os valores de minhas glicemias(agora tenho anotado minhas glicemias num caderninho) e minha hemoglobina glicosilada está  estimada em 6,07%!
Outra coisa,contagem de carboidratos somada com a humalog tem efeitos ótimos eu mesma achei maravilhoso,pois faço minhas refeições faço a contagem tomo a insulina humalog e minha glicemia fica beleza!
Vou regulando a insulina e dependendo do horário, nem preciso tomar pois estou ingerindo menos de 15g de carboidrato,agora estou comendo mais saladas,pão só mesmo o integral e o de sal em caso de uma hipoglicemia,sempre que como o pão de sal minha glicemia sobe e com o pão integral se mantém normal,por isso só estou comendo o pão de sal no caso de uma hipoglicemia mesmo.
O bom é que agora no mercado aqui no meu bairro estou sempre achando o pão integral,biscoito integral e até a farinha de trigo integral,e são produtos que sempre acabam rapidinho na prateleira mas agora estão tendo o cuidado de repor e sempre estou comprando.Outra coisa troquei o arroz branco pelo parboilizado minha nutricionista que me indicou.Ainda vou ver se compro o integral nunca experimentei,achei macarrão integral também e ele nem está tão caro 2,00 o pacote de 500g, já o arroz integral está 5,50 o pacote com 1 kg,o parboilizado tem o mesmo preço do arroz branco,em média,dependendo da marca, 9,00,10,00 reais o pacote com 5kg.
Bom dezembro mês de férias,Natal que minhas filhas amam!Mas qual a criança que não gosta de Natal?Eu mesma adoro!Já enfeitei minha casa,com árvore,pisca,essas coisas.E olha que só faltam 10 dias para o Natal!
Para todos um Feliz Natal!Um Feliz Ano Novo!Que esse ano novo que está chegando seja cheio de boas realizações,ótimo controle da diabetes e muitas felicidades!
Beijos a todos!


6 comentários:

  1. Menina...fico super feliz por vc!!! Glicada estimada em 6,07...é excelente né! Continue assim...comendo coisinhas integrais, saladinhas, contando os carboidratos...depois que vc começar a usar a lantus então...vixi...vc vai amar...rs...Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Agora...qto aos valores do arroz integral, aqui em Jacareí tem de vários preços...tem de 3 reais até 7, 8 reais...Agora o macarrão aí tá mais barato que aqui...Tô pagando quase 4 reais o pacote...mas vale a pena viu...e eu acho até mais gostoso que o branco...

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Dani!Eu achei mesmo o macarrão com um preço bom mas ainda não comprei,mas vou comprar um pacote para experimentar,agora até animei você me falando que é mais gostoso que o branco rs,já o arroz aqui só tem de uma marca mas depois vou ver se compro para experimentar também.Beijos para você e obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris
    Eu tb adorei te conhecer, vc é uma pessoa maravilhosa, é um exemplo para nós!!!!
    Estou contente com o seu tratamento e continue comprando esses alimentos aqui em casa até o Julinho entrou na dança!!!! eles fazem uma grande diferença, não só para o controle glicêmico, mas para a nossa saúde de um modo geral.
    Eu tenho algumas lancetas do João que posso dividir com vc, tem mês que ele não usa todas, acho que tenho umas duas caixinhas, me passe seu endereço por e-mail que te envio.
    Beijos e um ótimo Natal para vc e sua família!!!

    ResponderExcluir
  5. Cris, que bom que vc está bem melhor depois de ter mudaddo de médica...

    Dá uma olhada nesse post meu,
    vê se servem pra vc, até recuso de receber no postinho por não usar,mas tenho um bocado aqui que posso te mandar!!!

    Segue o link :
    http://juhdoce.blogspot.com/search/label/Doa%C3%A7%C3%A3o


    Bjinhoss Doces e Boas festas

    ResponderExcluir
  6. Cris meu e-mail é:

    julycps@hotmail.com

    é meu msn tb se preferir...

    E percebi que lá falo agulhas, tenho mesmo esse hábito, hehe... Só pra me corrigir, são seringas de 100unidades, não uso pq são as de 12mm e não me adaptei a elas ta ok!!!

    Aguardo seu contato... aproveitando pra te desejar uma semana maravilhosa, feliz natal e feliz ano novo...

    Bjinhusss

    ResponderExcluir

Diabetes infantil