Pular para o conteúdo principal

Novembro azul!!!


Oi gente!Novembro é o  mês de lembrar e conscientizar da importância de cuidar da diabetes para evitar as tão temidas complicações!A diabetes é traiçoeira quando mal cuidada,com certeza,ao logo dos anos as complicações aparecem,como a perda da visão,amputação dos membros inferiores,perda da função renal,enfim são coisas que estamos cansados de ouvir mas não custa nada lembrar.Fiquei sabendo que um vizinho da minha sogra morreu acho que há umas 2 semanas em decorrência de diabetes mal controlado.Ele já iria entrar na hemodiálise,estava cheio de restrições alimentares e simplesmemte bebeu litros de água,segundo eu soube até água para quem está com insuficiência renal é regrada,comeu carne hiper gordurosa e o final disso vcs já sabem.
Depois soube que outro vizinho que também é diabético entrou na hemodiálise em consequência de diabetes mal controlado,mas este está se cuidando.
Aqui em minha rua mesmo tem dois casos,um que amputou as pernas e outro que está em hemodiálise!!!Aff!O que esse povo pensa?Que abusa,simplesmente não cuida,que apenas tomar insulina e só?O resultado foram as complicações!Elas tardam mas chegam!
Que fique bem claro,esses casos são de pessoas com diabetes mal controlados por anos e anos!A diabetes é assim,ela não mata ou complica de uma hora para outra,isso é decorrência de anos mal controlados,glicemias elevadas,acredito também que por falta de informação.
Sei também de muitos casos de pessoas com diabetes que vivem anos sem nem passar perto das complicações,meu marido tem um colega que é técnico em eletrônica e mais de 30 anos de diabetes e está super controlado não passa nem perto de complicações,o legal é que ele é casado com uma nutricionista,já faz uso da Lantus,humalog e contagem de carboidratos a muitos anos,um exemplo! Mas isto só é possível tendo tratamento médico adequado,alimentação saudável,sem exageros e muita informação!Por mais que a gente acha que sabe de quase tudo a respeito da diabetes sempre se descobre algo novo e para mim foi assim,descobri uma infinidade de coisas novas que melhoraram meu tratamento.
Uma grande melhora para mim foi trocar a insulina Regular pela Humalog que diminuiram as chatas das hipoglicemias,e a caneta de aplicação!Que maravilha!Atá hoje me pergunto como demorei 20 anos para descobrir que é possível tomar insulina sem sentir dor!Hoje tomo apenas a Nph na seringa e sinto diferença,quando mudar para Lantus acredito que seja na caneta que irei recebê-la.
Comecei a contagem há uma semana e já senti a diferença!Glicemias controladinhas,correção de hipoglicemias sem aqueles picos de hipo para hiper de uma vez só!
Alimentação mais saudável,eu já comia mas agora atá minha família está começando a entrar na dieta junto comigo!Salada,legumes,suco natural...Uma infinidade de coisas,até descobri que arroz parboilizado é quase igual o arroz integral.Por não passar por um processo de refinamento, o arroz integral conserva suas propriedades nutritivas na casca,esta película é preservada e o grão permanece com todos os nutrientes, fibras, vitamina B1, minerais e micronutrientes, além de auxiliar no sistema gastrointestinal, devido ao alto teor de fibras que promove um retardo de açúcar produzido no organismo, auxiliando no controle da glicemia, reduz a absorção de colesterol no sangue.
Já o arroz parboilizado é parcialmente fervido antes das etapas de descascamento e polimento. Por isso, os nutrientes da casca migram para o grão.Ambos permanecem nutritivos, embora as fibras da casca sejam mantidas no arroz integral.
Estou consumindo o arroz parboilizado e quase não senti a diferença no sabor achei muito saboroso!
Também troquei o pão de sal pelo integral,apenas como o pão de sal para corrigir uma hipoglicemia.
Com pequenas mudanças na alimentação podemos ter uma alimentação saudável,nutritiva e sem aqueles sustos nas glicemias durante o dia!Nem de hiperglicemias e nem hipoglicemias tão severas,ainda estou tendo hipoglicemia mas estão mais leves 52 outra hora 58 mas vou corrigindo e fica tudo bem geralmente 15 ou 30 gr de carboidrato já resolvem.
Depois que comecei a escrever o blog foram tantas mudanças em meu tratamento,no começo eu estava perdida não sabia o que fazer tinha hipoglicemias severas durante a madrugada,hiperglicemias horrorosas durante o dia mas agora estou no caminho certo e ter uma boa qualidade de vida.
Conheci pessoas maravilhosas que trocam experiências comigo,a Cristiane minha xará rs,diabética como eu tipo 1,super controlada,medrosa(medo das complicações) como ela mesmo fala,mas fazendo tudo certinho,um exemplo que é possível ter diabetes e ter uma vida absolutamente normal, para mim um exemplo a ser seguido!
E a Daniela Yumi!Outro exemplo!Amiga especial,conheci a Cristiane através dela!
Depois conto como foi o encontro das "Cristianes Diabéticas" como diz meu marido rs!Foi um  fim de semana legal,minhas filhinhas adoraram!!!Só faltou minha amiga Daniela Yumi!!!
A primeira foto logo acima tiramos em Piranga nesse fim de semana que passamos lá.Família linda a da Cristiane!Amei todos!
Fica a dica:cuidem-se!Mantenham suas glicemias dentro do limite que é 99 em jejum e no máximo até 140 após as refeições!Podemos levar uma vida longa sem complicações basta se cuidar!
Beijos a todos!






Comentários

  1. Cris, parabéns pelo seu post, muito bem escrito, claro e objetivo! Mostrou os dois lados da Diabetes. O lado de que se cuida e de quem não se cuida. E mostrou também que devemos sempre estar atentos às novidades acerca do tratamento. Tudo o que é para melhor é bem vindo e devemos fazer uso disso! Fico feliz com as mudanças que vc está experimentando e tb com a amizade das Cris...rs...Bj!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Receita caseira de sorvete diet

Oi pessoal!
Eu faço contagem de carboidratos mas sempre que posso eu mesma faço minhas receitinhas em casa na versão diet.
Procurando aqui na net achei essa receita de sorvete,primeiro fiz na versão original,ficou uma delícia todos aqui em casa aprovaram,depois fiz na versão diet,substituí o açúcar por adoçante em pó Tal & Qual.
O leite condensado eu mesma fiz na versão diet.
Segue a receita do leite condensado diet e depois do sorvete!
Dicas:A receita é de sorvete de morango,mas já fiz de chocolate, basta substituir por achocolatado diet 2 colheres de sopa,conheço o da marca Gold,para sabor creme basta adicionar 1 colher de chá de essência de baunilha e por aí vai!









Receita do leite condensado diet:Ingredientes:
1 xícara de chá(200ml) de leite em pó desnatado;¼ de xícara de chá de água fervente;½ xícara de chá de adoçante em pó;1 colher de sopa de margarina light.Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma pasta homogênea;
Após esfriar o leite condensado di…

Depressão e diabetes

Olá pessoal!Tudo bem?
Hoje irei falar de um assunto, que queria já poder ter falado a tempos aqui no blog, como forma de alertar e tentar ajudar, pois já passei por isso e não desejo para ninguém:DEPRESSÃO.
Eu nesses anos de diabetes já tive depressão algumas vezes e vou explicar o que eu senti e como consegui reverter.
A depressão começa, mas não sabemos que estamos com depressão, eu achei que estava apenas com desânimo ou que estava ficando doente,mas era um desânimo constante e nada me deixava feliz, sentia uma tristeza profunda que não parecia caber dentro de mim.
A primeira vez, acho que eu tinha uns 16 anos, eu chorava todos os dias, só queria dormir o dia inteiro, sentia muita fome e glicemias ficaram tão alteradas que acabei entrando em cetoacidose diabética, ficando uma semana internada até glicemia normalizar.
Depois que saí do hospital, já não estava mais sentindo aquela tristeza,pois o choque de ter sido internada e o estado que fiquei, me fez querer melhorar,para sair do hospi…

Hipoglicemia com desmaio e convulsão

Olá pessoal! Já até perdi as contas de quantas  vezes tive crises de hipoglicemia com desmaio,acordar no hospital toda molhada devido ao suor frio,tremendo muito,um frio insuportável!
Mas hoje vou relatar o que aconteceu,eu tive uma crise de hipoglicemia com convulsão,não lembro bem quando foi,mas acredito que uns 4 meses atrás.Eu estava numa espécie de sonho,um barulho parecendo um zumbido,tipo como se tivesse tudo rodando,num corredor com uma névoa esbranquiçada,não via o final desse corredor,tudo rodava,rodava e eu tentando puxar o ar,olhei para cima e acordei meio que sobressaltada,cabeça confusa,tentando entender o que estava acontecendo,a cabeça da gente parece que entra em suspensão,tentei colocar as imagens no lugar como um quebra-cabeça e finalmente acordei.Com os sintomas acima relatados,frio,tremedeira,perguntando pelas meninas(minhas filhas).
Impossível acreditar que mesmo com a bomba  de insulina,tive essa hipo severa,mas tive...não estou podendo usar o sensor,culpa do Esta…