quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Consulta

Ontem consegui consultar com a endocrinologista,ela é ótima e devo a isso a uma grande amiga.Agora vou ter um tratamento mais adequado pois aqui em minha cidade não tem endocrinologista,um absurdo isso,eu consultava com um clínico geral no posto de saúde,ele pedia exames e passava a receita da insulina e quando procurava saber o motivo das hipoglicemias ele só perguntava se eu estava comendo de 3 em 3 horas...Imaginem como era meu tratamento!Tocado,como dizem por aqui!
A nova médica me pediu para fazer vários exames,até aquele que colhe urina de 24 horas,para começar o tratamento e ver a causa de tantas hipos,tenho que fazer 3 testes diários de glicemia capilar e ir anotando até a próxima consulta que vai ser assim que eu fizer meus exames e todos ficarem prontos.
Eu pego as fitinhas de medir glicemia uma vez por mês e até de 40 em 40 dias,por recomendação deles,eles que dizem o dia que devo voltar para buscar.Hoje para minha tristeza,ao ir buscar as fitinhas descobri que estão em falta!!!Agora que estou podendo ter tratamento adequado e preciso das medições,vou ter que me limitar a fazer 1 teste por dia pois tenho poucas fitas e o pessoal do hospital me disse que não tem previsão de quando vai chegar pois está em falta!Que absurdo!!! 
Outro dia,quando fui buscar a insulina, me falaram que estava em falta,eu pego 1 frasquinho da NPH de 20 em 20 dias e me disseram que a quantidade que eu tomo é para durar 30 dias???Quando vou pegar antes,liberam a insulina de cara amarrada,liberam porque eu levo o frasco de insulina para provar que estou sem...acontece assim,eles pegam a receita e fazem as contas de quanto daria o frasco de insulina,mas esquecem do espaço vazios das seringas(entre a agulha e o êmbolo)nisso acontece o chamado desperdício e logicamente a insulina nunca da o tempo que eles calculam para durar.
Isso é horrível, eu dependo da insulina para viver e o pessoal fica se amarrando para liberar,eu preciso tomar insulina todos os dias,não é como um remédio para dor de cabeça,tomou,passou a dor(dependendo do motivo da dor de cabeça,falo em caso de dor comum)se eu não tomar a insulina vou definhar até acontecer o pior!
Outro dia,pasmem, conversando com minha sogra,ela relatou que uma vizinha dela,que já é uma senhora de idade e que tem diabetes a muitos anos, foi buscar insulina e a atendente virou para ela e falou:"A insulina já acabou?Você está comendo insulina?"E a senhora responde bem tranquilamente:"Não minha filha,eu tomo porque eu preciso e espero que você nunca precise tomar insulina pois eu tomo insulina é para viver."Disse que a atendente ficou toda sem graça e se calou.Eu queria ter visto a cena!Eu achei isso um absurdo,como uma pessoa trata a outra assim ela é uma senhora e mesmo que não fosse a tal atendente foi muito mal educada e grosseira nós diabéticos tomamos insulina para sobreviver ou as pessoas no caso da tal atendente acha que tomamos insulina porque?Eu heim,por isso que é vivendo e aprendendo eu mesma já fui atendida por essa atendente ela nunca me perguntou se eu comia insulina,mas aconteceu uma vez de deixar minha insulina cair no chão, o frasquinho quebrou,fui correndo lá no hospital para tentar pegar outra antes do prazo e a atendente que acha que comemos insulina não liberou,por sorte fui no posto de saúde,conversei com a médica sobre o que aconteceu,ela me prescreveu a insulina como urgente e ainda colocou na receita que eu estava sem insulina nenhuma,voltei no hospital e para conseguir a insulin tive até que ameaçar que se eu ficasse sem insulina eu colocaria o hospital na justiça,foi aí que me liberaram a insulina e ainda que iriam "quebrar meu galho",e para tomar cuidado para não deixar cair a insulina de novo.Não foi culpa minha eu na hora estava com hipoglicemia tremia muito e escorregou da minha mão...essas coisas acontecem.O bom nisso tudo é que os pacientes que pegam medicamentos lá no hospital,fizeram um abaixo assinado para tirar a atendente e conseguiram ela não saiu mas foi transferida e eu nunca mais vi e colocaram 2 atendentes mais educadas pois lá vai muito idoso que ás vezes não escutam direito e a que saiu era super mal educada com eles,gritava e ainda fazia cara feia e ficava criticando na frente dos outros pelo menos agora tem uma fila para idoso e a atendente pelo que pude observar é mais educada tem paciência de ouvir e explicar.Serviço público principalmente em relação a saúde é assim,quando precisamos dele como é meu caso e de muitas pessoas é para passar raiva!
Aproveito para parabenizar minha amiga Dani Yumi do blog Diabetes e daí?pelo seu 1 ano de blog!!!

5 comentários:

  1. Nossa Cristiane...fiquei morrendo de raiva com essas coisas que vc falou!!! Qto absurdo...e esse absurdo maior...vc ter que medir apenas 1 vez por dia!!! O que é isso?? Vc é diabética tipo 1... faz uso de insulina...Como vai controlar desse jeito? Já procurou a promotoria pública? Eles têm que fornecer o que está na receita médica...está garantido por Lei! E outra...onde já se viu falar que 1 vidrinho de insulina tem que durar x tempo? Se vc tiver que usar 10 frascos...que sejam fornecidas 10 frascos...Cada um é cada um...

    Ai que ódio que fiquei!

    Bj e corre atrás Cris...eles têm que fornecer o que a médica prescreveu!!!

    E obrigada pelo parabéns!!! Fiquei muito feliz!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani,já não é a primeira vez que isso acontece,dizem que a culpa é de Barbacena que as fitas e insulina vem de lá!Vou fazer como vc me falou procurar a promotoria pública e reivindicar meus direitos vou pedir a médica para me preescrever uma receita mais recente e ver o que consigo.Beijos e obrigada pela força!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris,
    As fitas que chegam em Piranga também vêm de Barbacena, e minha irmã pegou agora mais duas caixinhas no final do mês para mim. O negócio é brigar, é reclamar se nós falarmos tudo bem eles não estão nem aí. Bata o pé ameace mostre que você conhece os seus direitos, vc vai ver que a coisa muda de figura. Antes, minha irmã estava com dificuldade de pegar a Lantus, entretanto, foi só ela ameaçar ir na defensoria que no outro dia a insulina foi entregue. E outra vc pode pegar a insulina na farmácia popular, com certeza você será melhor atendida. As fitinhas não tem jeito, eu pego as minhas na farmacinha (minha irmã) da prefeitura e se eles negam, a coisa esquenta assim, eu continuo pegando 2 caixas 2x por mês, ou seja, 4 caixas por mês e ai se o pessoal da farmacinha negar a coisa fica feia. Então fica a dica brigue, ameace e se não resolver vá na promotoria.
    Beijão
    Cristiane

    ResponderExcluir
  4. Valeu Cristiane vou fazer o que vc e a Dani falaram se eles não liberarem irei na promotoria!beijos e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Cristiane
    Que absurdo isso!!! Nossa, a senhora foi muito esperta, calou a boca dela. E vocês todos muito mais espertos ainda por terem feito o abaixo assinado, tem que ser assim mesmo. Temos que lutar pelos nossos direitos, temos que lutar pela nossa sobrevivência!!!

    ResponderExcluir

Diabetes infantil