Pular para o conteúdo principal

Consulta

Ontem consegui consultar com a endocrinologista,ela é ótima e devo a isso a uma grande amiga.Agora vou ter um tratamento mais adequado pois aqui em minha cidade não tem endocrinologista,um absurdo isso,eu consultava com um clínico geral no posto de saúde,ele pedia exames e passava a receita da insulina e quando procurava saber o motivo das hipoglicemias ele só perguntava se eu estava comendo de 3 em 3 horas...Imaginem como era meu tratamento!Tocado,como dizem por aqui!
A nova médica me pediu para fazer vários exames,até aquele que colhe urina de 24 horas,para começar o tratamento e ver a causa de tantas hipos,tenho que fazer 3 testes diários de glicemia capilar e ir anotando até a próxima consulta que vai ser assim que eu fizer meus exames e todos ficarem prontos.
Eu pego as fitinhas de medir glicemia uma vez por mês e até de 40 em 40 dias,por recomendação deles,eles que dizem o dia que devo voltar para buscar.Hoje para minha tristeza,ao ir buscar as fitinhas descobri que estão em falta!!!Agora que estou podendo ter tratamento adequado e preciso das medições,vou ter que me limitar a fazer 1 teste por dia pois tenho poucas fitas e o pessoal do hospital me disse que não tem previsão de quando vai chegar pois está em falta!Que absurdo!!! 
Outro dia,quando fui buscar a insulina, me falaram que estava em falta,eu pego 1 frasquinho da NPH de 20 em 20 dias e me disseram que a quantidade que eu tomo é para durar 30 dias???Quando vou pegar antes,liberam a insulina de cara amarrada,liberam porque eu levo o frasco de insulina para provar que estou sem...acontece assim,eles pegam a receita e fazem as contas de quanto daria o frasco de insulina,mas esquecem do espaço vazios das seringas(entre a agulha e o êmbolo)nisso acontece o chamado desperdício e logicamente a insulina nunca da o tempo que eles calculam para durar.
Isso é horrível, eu dependo da insulina para viver e o pessoal fica se amarrando para liberar,eu preciso tomar insulina todos os dias,não é como um remédio para dor de cabeça,tomou,passou a dor(dependendo do motivo da dor de cabeça,falo em caso de dor comum)se eu não tomar a insulina vou definhar até acontecer o pior!
Outro dia,pasmem, conversando com minha sogra,ela relatou que uma vizinha dela,que já é uma senhora de idade e que tem diabetes a muitos anos, foi buscar insulina e a atendente virou para ela e falou:"A insulina já acabou?Você está comendo insulina?"E a senhora responde bem tranquilamente:"Não minha filha,eu tomo porque eu preciso e espero que você nunca precise tomar insulina pois eu tomo insulina é para viver."Disse que a atendente ficou toda sem graça e se calou.Eu queria ter visto a cena!Eu achei isso um absurdo,como uma pessoa trata a outra assim ela é uma senhora e mesmo que não fosse a tal atendente foi muito mal educada e grosseira nós diabéticos tomamos insulina para sobreviver ou as pessoas no caso da tal atendente acha que tomamos insulina porque?Eu heim,por isso que é vivendo e aprendendo eu mesma já fui atendida por essa atendente ela nunca me perguntou se eu comia insulina,mas aconteceu uma vez de deixar minha insulina cair no chão, o frasquinho quebrou,fui correndo lá no hospital para tentar pegar outra antes do prazo e a atendente que acha que comemos insulina não liberou,por sorte fui no posto de saúde,conversei com a médica sobre o que aconteceu,ela me prescreveu a insulina como urgente e ainda colocou na receita que eu estava sem insulina nenhuma,voltei no hospital e para conseguir a insulin tive até que ameaçar que se eu ficasse sem insulina eu colocaria o hospital na justiça,foi aí que me liberaram a insulina e ainda que iriam "quebrar meu galho",e para tomar cuidado para não deixar cair a insulina de novo.Não foi culpa minha eu na hora estava com hipoglicemia tremia muito e escorregou da minha mão...essas coisas acontecem.O bom nisso tudo é que os pacientes que pegam medicamentos lá no hospital,fizeram um abaixo assinado para tirar a atendente e conseguiram ela não saiu mas foi transferida e eu nunca mais vi e colocaram 2 atendentes mais educadas pois lá vai muito idoso que ás vezes não escutam direito e a que saiu era super mal educada com eles,gritava e ainda fazia cara feia e ficava criticando na frente dos outros pelo menos agora tem uma fila para idoso e a atendente pelo que pude observar é mais educada tem paciência de ouvir e explicar.Serviço público principalmente em relação a saúde é assim,quando precisamos dele como é meu caso e de muitas pessoas é para passar raiva!
Aproveito para parabenizar minha amiga Dani Yumi do blog Diabetes e daí?pelo seu 1 ano de blog!!!

Comentários

  1. Nossa Cristiane...fiquei morrendo de raiva com essas coisas que vc falou!!! Qto absurdo...e esse absurdo maior...vc ter que medir apenas 1 vez por dia!!! O que é isso?? Vc é diabética tipo 1... faz uso de insulina...Como vai controlar desse jeito? Já procurou a promotoria pública? Eles têm que fornecer o que está na receita médica...está garantido por Lei! E outra...onde já se viu falar que 1 vidrinho de insulina tem que durar x tempo? Se vc tiver que usar 10 frascos...que sejam fornecidas 10 frascos...Cada um é cada um...

    Ai que ódio que fiquei!

    Bj e corre atrás Cris...eles têm que fornecer o que a médica prescreveu!!!

    E obrigada pelo parabéns!!! Fiquei muito feliz!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani,já não é a primeira vez que isso acontece,dizem que a culpa é de Barbacena que as fitas e insulina vem de lá!Vou fazer como vc me falou procurar a promotoria pública e reivindicar meus direitos vou pedir a médica para me preescrever uma receita mais recente e ver o que consigo.Beijos e obrigada pela força!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris,
    As fitas que chegam em Piranga também vêm de Barbacena, e minha irmã pegou agora mais duas caixinhas no final do mês para mim. O negócio é brigar, é reclamar se nós falarmos tudo bem eles não estão nem aí. Bata o pé ameace mostre que você conhece os seus direitos, vc vai ver que a coisa muda de figura. Antes, minha irmã estava com dificuldade de pegar a Lantus, entretanto, foi só ela ameaçar ir na defensoria que no outro dia a insulina foi entregue. E outra vc pode pegar a insulina na farmácia popular, com certeza você será melhor atendida. As fitinhas não tem jeito, eu pego as minhas na farmacinha (minha irmã) da prefeitura e se eles negam, a coisa esquenta assim, eu continuo pegando 2 caixas 2x por mês, ou seja, 4 caixas por mês e ai se o pessoal da farmacinha negar a coisa fica feia. Então fica a dica brigue, ameace e se não resolver vá na promotoria.
    Beijão
    Cristiane

    ResponderExcluir
  4. Valeu Cristiane vou fazer o que vc e a Dani falaram se eles não liberarem irei na promotoria!beijos e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Cristiane
    Que absurdo isso!!! Nossa, a senhora foi muito esperta, calou a boca dela. E vocês todos muito mais espertos ainda por terem feito o abaixo assinado, tem que ser assim mesmo. Temos que lutar pelos nossos direitos, temos que lutar pela nossa sobrevivência!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Receita caseira de sorvete diet

Oi pessoal!
Eu faço contagem de carboidratos mas sempre que posso eu mesma faço minhas receitinhas em casa na versão diet.
Procurando aqui na net achei essa receita de sorvete,primeiro fiz na versão original,ficou uma delícia todos aqui em casa aprovaram,depois fiz na versão diet,substituí o açúcar por adoçante em pó Tal & Qual.
O leite condensado eu mesma fiz na versão diet.
Segue a receita do leite condensado diet e depois do sorvete!
Dicas:A receita é de sorvete de morango,mas já fiz de chocolate, basta substituir por achocolatado diet 2 colheres de sopa,conheço o da marca Gold,para sabor creme basta adicionar 1 colher de chá de essência de baunilha e por aí vai!









Receita do leite condensado diet:Ingredientes:
1 xícara de chá(200ml) de leite em pó desnatado;¼ de xícara de chá de água fervente;½ xícara de chá de adoçante em pó;1 colher de sopa de margarina light.Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma pasta homogênea;
Após esfriar o leite condensado di…

Depressão e diabetes

Olá pessoal!Tudo bem?
Hoje irei falar de um assunto, que queria já poder ter falado a tempos aqui no blog, como forma de alertar e tentar ajudar, pois já passei por isso e não desejo para ninguém:DEPRESSÃO.
Eu nesses anos de diabetes já tive depressão algumas vezes e vou explicar o que eu senti e como consegui reverter.
A depressão começa, mas não sabemos que estamos com depressão, eu achei que estava apenas com desânimo ou que estava ficando doente,mas era um desânimo constante e nada me deixava feliz, sentia uma tristeza profunda que não parecia caber dentro de mim.
A primeira vez, acho que eu tinha uns 16 anos, eu chorava todos os dias, só queria dormir o dia inteiro, sentia muita fome e glicemias ficaram tão alteradas que acabei entrando em cetoacidose diabética, ficando uma semana internada até glicemia normalizar.
Depois que saí do hospital, já não estava mais sentindo aquela tristeza,pois o choque de ter sido internada e o estado que fiquei, me fez querer melhorar,para sair do hospi…

Hipoglicemia com desmaio e convulsão

Olá pessoal! Já até perdi as contas de quantas  vezes tive crises de hipoglicemia com desmaio,acordar no hospital toda molhada devido ao suor frio,tremendo muito,um frio insuportável!
Mas hoje vou relatar o que aconteceu,eu tive uma crise de hipoglicemia com convulsão,não lembro bem quando foi,mas acredito que uns 4 meses atrás.Eu estava numa espécie de sonho,um barulho parecendo um zumbido,tipo como se tivesse tudo rodando,num corredor com uma névoa esbranquiçada,não via o final desse corredor,tudo rodava,rodava e eu tentando puxar o ar,olhei para cima e acordei meio que sobressaltada,cabeça confusa,tentando entender o que estava acontecendo,a cabeça da gente parece que entra em suspensão,tentei colocar as imagens no lugar como um quebra-cabeça e finalmente acordei.Com os sintomas acima relatados,frio,tremedeira,perguntando pelas meninas(minhas filhas).
Impossível acreditar que mesmo com a bomba  de insulina,tive essa hipo severa,mas tive...não estou podendo usar o sensor,culpa do Esta…