segunda-feira, 15 de agosto de 2011

2ª Blogagem Coletiva-Cura da Diabetes?!Uma causa perdida?!

Sabe pessoal,muito se fala a respeito da cura da diabetes e eu acredito na cura!Mesmo com tanta tecnologia a nosso favor ainda existe uma grande parte da população que ainda não tem acesso a estas tecnologias eu mesmo sou uma dessas.Vim descobrir a pouco tempo sobre contagem de carboidratos que antes eu nunca havia ouvido falar!E a tão sonhada bomba de insulina que é quase um pâncreas artificial que já está em estudo,as insulinas que melhoraram e muito antes só existia a bovina e suína e agora temos a humana NPH,Lantus,Humalog e tantas outras que estão aí para melhorar nosso tratamento.E produtos diet que quase não existiam?E mesmo assim os que tinham disponíveis era uma gelatina ou um pudim daqueles de caixinha que eram para pessoas que faziam regime para emagrecer e não era pensado para nós diabéticos.Hoje vou nas prateleiras do supermercado e encontro quase de tudo e para diabéticos!Agora as indústrias alimentícias parecem que estão se preocupando com os diabéticos também.Eu acredito que há sim alguma coisa de errada com as indústrias farmacêuticas que lucram e muito com os medicamentos para tratamento da diabetes,com o governo que não deixam investir na cura e por consequência aparecem as pessoas que acabam não tendo um tratamento adequado com a diabetes e vem as temidas complicações como ficar cego,amputar uma perna,sofrer um ataque cardíaco,ter problemas dentários,fazer hemodialise,morrer...São tantas coisas que seria mais fácil investir em medicamentos e estas pessoas receberem os insumos adequadamente em vez de deixar as pessoas com diabetes se complicarem toda para vir fazerem alguma coisa.Eu mesmo estou precisando de um tratamento mais adequado,estou tenho fortes crises de hipoglicemia,não recebo a quantidade de fitas que preciso para manter um bom controle das glicemias e aqui onde moro não tenho tratamento médico adequado.Imagina o resto da população como é que se trata adequadamente?Falta informação e boa vontade de se investir na cura da diabetes.Eu sei que um dia a cura vai aparecer e eu vou tentando ter um tratamento mais adequado...quero viver sem complicações!

3 comentários:

  1. Pois é, Cris. Infelizmente muitas pessoas sofrem as consequências devido à falta de controle do DM1. Sem contar que não há nenhum interesse para investir em pesquisas em busca da cura do Diabetes...

    Mas uma coisa é certa: até mesmo para as pessoas que moram em lugares distantes, nos quais o acesso à informação, ao atendimento médico é mais precário/difícil, se o Governo investisse pelo menos em INFORMAÇÃO e EDUCAÇÃO no controle do Diabetes a situação poderia ser bem diferente...

    Até quando seremos tratados dessa forma? Quer dizer, eu hoje pego todos os insumos pelo Governo, insulinas, fitas, seringas, mas posso me considerar um privilegiado! E essas pessoas desses locais mais humildes e afastados? Elas não podem ter uma vida digna, um tratamento adequado?

    É complicado, muito complicado...

    ResponderExcluir
  2. Cris... O meu nome é Mafalda e é a ler testemunhos como o seu que eu vejo que aqui em Portugal as coisas não estão tão más!
    O meu filho com 8 anos é diabético à 7... usou insulinas como actrapid, insulatard, humalog e lantus, e está a usar desde o dia 8 de Agosto deste ano a bomba de insulina :-)... por cá insulinas são comparticipadas a 100% pelo nosso Governo, tiras para fazer o teste têm uma comparticipação de cerca de 80% (pagamos cerca de 6€), lancetas para picar o dedo... não pagamos... e ainda assim queixamos-nos que merecíamos tratamentos mais dignos e eficazes comparticipados, como é o caso da Bomba!!! Desejo-lhe o melhor... Boa sorte (e óptimas glicémias nesta sua luta contra a diabetes).
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Mafalda,obrigada Tarso!Todos nós temos direito a um tratamento mais adequado!Beijo grande!

    ResponderExcluir

Diabetes infantil